IME-USP e ICM-SUSTech estabelecem parceria acadêmica

Uma delegação de pesquisadores da universidade chinesa visitou o IME para propor ações conjuntas que potencializam a troca de conhecimento

Entre os dias 25 e 28 de julho de 2023, o IME-USP recebeu a delegação de pesquisadores matemáticos do Centro Internacional de Matemática da Southern University of Science and Technology (ICM-SUSTech) da China. O objetivo do encontro foi propor ações conjuntas para potencializar e desenvolver uma rede colaborativa entre as duas instituições. Ao longo da visita foram realizadas várias reuniões e discussões importantes, as quais resultaram na decisão sobre os próximos passos dessa colaboração.

Quatro iniciativas serão priorizadas no início da parceria, sendo elas:

Programa de Intercâmbio para Pesquisadores: A cada ano, um grupo de dois ou três pesquisadores do IME-USP serão convidados a realizar um intercâmbio de até um ano para colaborar no ICM-SUSTech, assim como um pequeno grupo de pesquisadores do ICM-SUSTech será convidado para o IME-USP.

Vagas de pós-doutorado com nomeação conjunta: Ambos institutos vão estabelecer vagas de pós-doutorado com nomeação conjunta por dois ou quatro anos. Essas vagas estarão vinculadas à colaboração em  grupos de pesquisa específicos, e os pesquisadores passarão metade do período em Shenzhen e a outra metade em São Paulo.

Orientação conjunta de alunos de Pós-Graduação: Será estabelecido um programa conjunto de orientação de alunos de pós-graduação, permitindo que os alunos passem um semestre ou um ano na instituição parceira, trabalhando em estreita colaboração com seu co-orientador.

Realização em conjunto de encontros científicos bilaterais: A fim de promover o intercâmbio acadêmico e fortalecer ainda mais a colaboração, as duas instituições realizarão alternadamente entre Shenzhen e São Paulo, encontros científicos bilaterais conjuntos entre grupos de pesquisa colaboradores.

Delegação de pesquisadores representantes do ICM-SUSTech e professores do IME-USP, Imagem: Gislaine Olivi / IME-USP

Os membros da delegação chinesa presentes no encontro foram: Jiping Zhang (Diretor do ICM-SUSTech, e membro da Academia Chinesa de Ciências); Efim Zelmanov (Diretor do  ICM-SUSTech, e membro estrangeiro das Academias de Ciências do Brasil e da China); Qing Xiang (Chefe do Departamento da Matemática da SUSTech); Changchang Xi (Professor na Universidade na República Popular da China, em Pequim); Zhicheng Feng (Professor da SUSTech); Lizhong Wang (Professor da Universidade de Pequim); Vyacheslav Futorny (Professor no ICM-SUSTech); Iryna Kashuba (Professora no ICM-SUSTech, não aparece na foto).

Os professores que representaram o IME-USP na reunião foram:  Fabio Armando Tal (Departamento de Matemática Aplicada); Denis Deratani Maua (Departamento de Ciência da Computação); Sinai Robins (Departamento de Ciência da Computação); Yoshiharu Kohayakawa (Departamento de Ciência da Computação); Junior Barrera (Departamento de Ciência da Computação); Pedro Peixoto (Departamento de Matemática Aplicada); Andre Salles de Carvalho (Departamento de Matemática Aplicada); Eduardo Marcos (Departamento de Matemática); Clodoaldo Grotta Ragazzo (Departamento de Matemática Aplicada); e Ivan Chestakov (Departamento de Matemática).

Sobre o Centro internacional de Matemática da SUSTech em Shenzhen

O ICM-SUSTech é um centro de pesquisa financiado pelo governo de Shenzhen e localizado na Southern University of Science and Technology (SUSTech), China. O Diretor Científico é Efim Zelmanov, Medalhista Fields, que foi palestrante no Colóquio do IME recentemente. Além de promover a pesquisa básica em matemática, o objetivo do instituto é avançar na pesquisa interdisciplinar de matemática em diversas outras áreas.

Os detalhes de cada iniciativa discutida entre os representantes de cada instituto, assim como mais informações sobre as discussões podem ser analisadas no relatório da visita

Por Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional