IME-USP

Centros

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo abriga centros de ensino, pesquisa e difusão.

CAEM

O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática “João Afonso Pascarelli” (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo é um órgão subordinado à Diretoria do Instituto cujo objetivo fundamental é prestar serviços referentes ao aperfeiçoamento e extensão cultural voltados, prioritariamente, ao ensino da Matemática, compreendendo, mas não se limitando a consultoria e assessoria à comunidade escolar; projetos de pesquisa, capacitação e aperfeiçoamento; cursos de extensão e atualização; intercâmbio com a comunidade.
Para acompanhar as atividades, acesse a Página do CAEM .

Centro de Competência em Software Livre

O Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo é um órgão subordinado à Diretoria do Instituto, cujos objetivos fundamentais são: realizar pesquisa científica e tecnológica relacionada a software livre; desenvolver software livre inovador; disseminar conhecimento sobre software livre.
* Software livre se refere à existência simultânea de quatro características: 1 – a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; 2 – a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades; 3 – a liberdade de redistribuir cópias; 4 – a liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos.
Para acompanhar as atividades, acesse a Página do CCSL.

Centro de Estatística Aplicada

O Centro de Estatística Aplicada (CEA) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo é um órgão subordinado à Diretoria do Instituto, cujo objetivo fundamental é a prestação de serviços científicos, técnicos e didáticos na área de Estatística para Unidades da USP e para outras Instituições e pessoas de direito público ou privado, compreendendo, mas não se limitando a cursos de extensão e atualização profissional; projetos de desenvolvimento científico-tecnológico; consultoria e assessoria; intercâmbio com a comunidade.
Para acompanhar as atividades, acesse a Página do CEA.

CEC

O Centro de Ensino da Computação (CEC) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo é um órgão subordinado à Diretoria do Instituto, cujo objetivo fundamental é a prestação de serviços técnicos e didáticos na área de computação para Unidades da USP e para outras Instituições e pessoas de direito público ou privado, compreendendo, mas não se limitando a: disciplinas extracurriculares ou atividades curriculares na área de Computação Instrumental (uso de software) para alunos da USP; disciplinas de extensão e atualização profissional; cessão de seus equipamentos e dependências para atividades de ensino que requeiram uso de computadores e instalações adequadas; consultoria e assessoria em ensino de computação; intercâmbio com a comunidade.
Para acompanhar as atividades, acesse a Página do CEC.

Matemateca

O Centro de Difusão e Ensino Matemateca do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo, doravante denominado apenas como Matemateca, é um órgão subordinado à Diretoria do Instituto, cujo objetivo é a prestação de serviços referentes à divulgação da Matemática para o público em geral e, em particular, para estudantes de todos os níveis de ensino. O trabalho desenvolvido poderá compreender, mas não se limitando a: planejamento, desenvolvimento e produção de material para divulgação da matemática utilizando todas as mídias disponíveis, incluindo confecção de objetos, textos, cartazes, vídeos, etc; consultoria e assessoria a museus e centros de ciências, bem como a instituições de ensino de todos os níveis; oferta de cursos de difusão; desenvolvimento de projetos de pesquisa; projetos de intercâmbio com outras unidades da USP e órgãos externos à USP.
Para acompanhar as atividades, acesse a Página da Matemateca.

NUMEC

NAP NUMEC-MaCLinC

O objetivo do NAP NUMEC MaCLinC é produzir modelos estocásticos e fazer análise estatística para questões da linguìstica e da neurobiologia utilizando, para isso, as ferramentas da probabilidade e da ciência da computação. Em 2011 o NAP NUMEC teve seu projeto Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro (MaCLinC) selecionado e recebeu um financiamento de 2 milhões de reais da Pró-Reitoria de Pesquisa. A partir de então o NAP NUMEC passou a ser conhecido como Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade – Projeto Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro (NAP NUMEC-MaCLinC).

O NAP NUMEC MaCLinC trabalha na interface entre a Teoria das Probabilidades, Inferência Estatística, Ciência da Computação, Neurobiologia e Linguística.

Do ponto de vista da Matemática, a pesquisa do NAP NUMEC MaCLinC levou à introdução de novos modelos probabilísticos e de novos procedimentos estatísticos para sistemas que evoluem no tempo de forma não markoviana e com um grande número de componentes que interagem entre si.

Na Linguística o NAP NUMEC MaCLinC propôs novos modelos para os fenômenos de aquisição e mudança linguística e na identificação de padrões rítmicos nas línguas naturais. Essa pesquisa deu o arcabouço teórico que permitiu em seguida modelar fenômenos neurobiológicos. Em particular veio dessa pesquisa raiz o estudo sistemático de cadeias estocásticas com memória de alcance variável coluna vertebral de todo o trabalho de modelagem atual do NAP. Esse trabalho raiz deu origem ao artigo “Context tree selection and linguistic rhythm retrieval for written texts” ,escrito por Galves et al. publicado na revista Annals of Applied Statistics (Volume 6), Número 1 (2012), 186-209. Esse trabalho acaba de receber a primeira edição do prêmio Johannes Kepler da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada (SBMAC) de melhor artigo sob a ótica de Ciência de Dados.

Na Neurobiologia o NAP NUMEC MaCLinC introduziu uma nova classe de modelos estocásticos para redes neurais. Introduziu também um novo quadro estatístico que permite tratar rigorosamente a conjectura clássica do “cérebro estatístico”. Também desenvolveu novos protocolos experimentais e coletamos dados em nossos laboratórios incluindo registros eletroencefalográficos, registros de eletromiografia e dados comportamentais.

Mais recentemente essa abordagem começou a ser utilizada para o estudo de redes sociais. O impacto da pesquisa do NAP se mede pela sua lista de artigos publicados em revistas especializadas e pela constituição de uma rede internacional de pesquisa. Em 2013, o NAP NUMEC MaCLinC deu origem ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) financiado pela FAPESP.

Links:
NeuroMat: https://neuromat.numec.prp.usp.br/
Tycho Brahe Project: http://www.tycho.iel.unicamp.br/~tycho/en/