IME-USP

Identidade Visual

A identidade visual foi reformulada pelo professor Dorinho Bastos da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Versões de aplicação em fundo colorido na vertical da nova identidade visual.

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP está com uma nova identidade visual. Para orientar os usos do material, essa página foi criada com um manual oficial de utilização. É possível encontrar algumas versões da nova marca a serem aplicadas nas diversas formas de comunicação. Um amplo material de apoio, com diversos modelos, foi preparado: documentos timbrados, envelopes, sites, apresentações powerpoint, cartazes, banners e imagens em diversos formatos. É possível encontrá-los ao final desta página.

Três versões do selo comemorativo dos 50 anos de fundação do IME-USP. 

A nova apresentação integra as comemorações dos 50 anos de fundação do IME, completados em 15 de janeiro de 2020. Por ocasião do Jubileu de Ouro do IME-USP, além da criação do selo “IME 50 anos”, foi realizado um estudo sobre o posicionamento da marca do Instituto. Esse estudo se constituiu em um momento de reflexão sobre o papel histórico da instituição e sobre os seus desafios futuros. 

Os resultados são apresentados no manual de identidade visual, que promove o aperfeiçoamento da apresentação da marca do Instituto, buscando uma modernização que acompanha a tendência atual, sem perder sua identificação com os conceitos já consolidados ao longo de sua trajetória. Dentre os elementos artísticos apresentados no manual, destaca-se a presença agora constante da sigla IME junto a imagem de Arquimedes, que se torna o logotipo oficial do Instituto. Dessa forma, a marca do Instituto, que é integrada com o logo da USP, ganha em valor. 

Arquimedes e o IME-USP

Da esquerda para a direita, imagem do livro “Les Oeuvres d’Archimède”, que serviu de base
para o símbolo do IME-USP, seguida das versões antiga e atual do logo.

Desde a sua fundação, o símbolo que sempre representou o IME-USP foi a imagem do busto de um dos principais personagens da Antiguidade Clássica, o matemático, físico, engenheiro e astrônomo grego, Arquimedes de Siracusa, que é considerado por muitos, o maior matemático da Antiguidade. Algumas das descobertas de Arquimedes na Matemática, são a espiral que leva o seu nome, fórmulas para volumes de sólidos de revolução, um engenhoso sistema para expressar números muito grandes e, ainda, uma aproximação bastante acurada para o número π

Não se sabe ao certo se esse foi o único motivo que fez com que ele se tornasse o logo do IME. É possível dizer somente que ele surgiu nos anos 70 junto com a fundação do Instituto e, desde então, sofreu poucas alterações, passando a ser usado como padrão nos papéis timbrados nos anos 90 (Jornal Acontece no IME nº 33 – Você sabia? Logo do IME).

Manual, selo e materiais de apoio

Imagens
  • Assinatura horizontal completa ( jpg | eps | svg )
  • Assinatura horizontal simplificada ( jpg | svg )
  • Assinatura vertical completa ( jpg | eps | svg )
  • Assinatura vertical simplificada ( jpg | svg )
Modelos

Fale conosco

Em caso de dúvidas, críticas e sugestões, entre em contato com o  Serviço de Apoio Institucional, através do e-mail svapin@ime.usp.br