O Departamento de Ciência da Computação do IME/USP é um centro de ensino, pesquisa e extensão, internacionalmente reconhecido por sua excelência. Oferece o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), um mestrado e um doutorado em computação, e participa do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioinformática, além de cursos de aperfeiçoamento e especialização. O departamento também é responsável pela disciplina de Introdução à Computação, que é ministrada para diversos cursos da USP, totalizando mais de 2000 alunos por ano.

O Bacharelado em Ciência da Computação é um dos mais antigos do país, criado em 1972, já tendo formado mais de 1100 profissionais. Vários ex-alunos atuam hoje em posições de destaque em institutos de pesquisa e empresas de tecnologia. Com duração de 4 anos, o curso oferece aos alunos, além da formação básica, uma grade curricular inovadora e flexível, formando profissionais versáteis e capacitados a atuar nos diversos ramos da computação.

O mestrado e o doutorado do departamento têm se destacado por sua sólida produção científica e por produzirem dissertações e teses de ótima qualidade. Vários destes trabalhos foram premiados pelo Concurso de Teses e Dissertações da SBC, pelo Concurso Latinoamericano de Tesis de Maestria do CLEI e pelo concurso de melhor tese de doutorado de Ciência da Computação da CAPES.

O Departamento possui pesquisadores ativos em várias áreas da Ciência da Computação, sendo a maior parte deles reconhecidos por sua produtividade pelo CNPq, com diversos prêmios internacionais ao seu corpo de pesquisadores. Os resultados de suas pesquisas são publicados em conferências e revistas científicas internacionais. Seus docentes são autores e organizadores de vários livros científicos, técnicos e didáticos. O departamento, com recursos obtidos pela FINEP e pela reitoria da USP, construiu e hospeda o Centro de Competência em Software Livre.