IME-USP

Departamento de Ciência da Computação

O Departamento de Ciência da Computação do IME/USP é um centro de ensino, pesquisa e extensão, internacionalmente reconhecido por sua excelência. Oferece o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), um mestrado e um doutorado em computação, e participa do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioinformática, além de cursos de aperfeiçoamento e especialização. O departamento também é responsável pela disciplina de Introdução à Computação, que é ministrada para diversos cursos da USP, totalizando mais de 2000 alunos por ano.

O Bacharelado em Ciência da Computação é um dos mais antigos do país, criado em 1972, já tendo formado mais de 1100 profissionais. Vários ex-alunos atuam hoje em posições de destaque em institutos de pesquisa e empresas de tecnologia. Com duração de 4 anos, o curso oferece aos alunos, além da formação básica, uma grade curricular inovadora e flexível, formando profissionais versáteis e capacitados a atuar nos diversos ramos da computação.

O mestrado e o doutorado do departamento têm se destacado por sua sólida produção científica e por produzirem dissertações e teses de ótima qualidade. Vários destes trabalhos foram premiados pelo Concurso de Teses e Dissertações da SBC, pelo Concurso Latinoamericano de Tesis de Maestria do CLEI e pelo concurso de melhor tese de doutorado de Ciência da Computação da CAPES.

O Departamento possui pesquisadores ativos em várias áreas da Ciência da Computação, sendo a maior parte deles reconhecidos por sua produtividade pelo CNPq, com diversos prêmios internacionais ao seu corpo de pesquisadores. Os resultados de suas pesquisas são publicados em conferências e revistas científicas internacionais. Seus docentes são autores e organizadores de vários livros científicos, técnicos e didáticos. O departamento, com recursos obtidos pela FINEP e pela reitoria da USP, construiu e hospeda o Centro de Competência em Software Livre.

História do Departamento

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) compõe-se de quatro departamentos: Matemática (MAT), Estatística (MAE), Matemática Aplicada (MAP) e Ciência da Computação (DCC).O IME-USP é reconhecido como centro de excelência pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Organização de Estados Americanos (OEA).

O Departamento de Ciência da Computação do IME-USP foi formalmente criado em 1987. Mas a atividade em Ciência da Computação no IME-USP antecede este evento. Pode-se dizer que o núcleo do corpo docente do DCC teve origem em 1961 em torno do computador IBM-1620, que acabava de ser instalado no Centro de Cálculo Numérico (hoje CeTI-SP – Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo) da USP. Em 1970, com a criação do IME, vários integrantes daquele grupo e do Departamento de Matemática da Escola Politécnica tornaram-se docentes do MAP, onde permaneceram até a criação do DCC.

O DCC é responsável pelo curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), que oferece 50 vagas por ano via vestibular Fuvest e formou 905 bacharéis até 2002. A primeira turma de alunos concluiu o curso em 1974. No ano de 1994 o BCC comemorou seus 20 anos; em 1999, comemorou seus 25 anos. O BCC é bastante procurado no vestibular (30 a 60 candidatos por vaga).
O DCC também é responsável pelo ensino de uma disciplina básica de Introdução à Computação que faz parte do currículo de quase todos cursos das áreas de ciências exatas e tecnologia (cerca de 1700 alunos por ano). Mais recentemente, uma variante desta disciplina passou a ser oferecida a vários cursos da área de ciência humanas; a demanda por esta variante da disciplina continua maior que a capacidade de atendimento do DCC. Para enfrentar esta demanda foi criado, em 1992, o CEC – Centro de Ensino da Computação, sob a coordenação do DCC.

Em relação à pós-graduação, o DCC é responsável pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, que existem desde 1972. O programa formou 174 mestres de 1972 a 2002. Vários destes mestres continuaram seus estudos no exterior, onde obtiveram o grau de doutor. O programa de doutorado em Ciência de Computação no IME-USP está se consolidando, já tendo formado 19 doutores até o ano 2003. O programa tem hoje entre 25 e 30 alunos. As dissertações de nossos alunos têm recebido reconhecimento no meio acadêmico, tendo recebido vários prêmios.

Em 1979 o IME-USP sediou a primeira Escola de Computação, organizada por docentes que hoje estão no DCC. Hoje a Escola de Computação é um evento tradicional, de âmbito nacional, já na sua décima segunda edição, que também será organizada pelo DCC.

Em 1992 o DCC coordenou e sediou o simpósio internacional LATIN’92 (Latin American Theoretical INformatics), que contou com o apoio de várias associações internacionais (ACM/SIGACT, EATCS, IFIP, IEEE) e a presença de uma centena de pesquisadores (destes, cerca de 54 do exterior). Os trabalhos apresentados no simpósio foram publicados, antecipadamente, na série Lecture Notes in Computer Science, da Springer-Verlag.

A qualificação do corpo docente de pós-graduação do DCC aumentou consideravelmente nos últimos anos. Nossos docentes tem formação diversificada, com formação obtida em em vários centros do Brasil e do exterior. O DCC conta atualmente com 36 professores, sendo 35 professores doutores.