Como solicito meu cartão USP?
Jupiterweb > Cartão USP e selecione a opção Nova Solicitação.
Importante: se incluir uma nova foto, ela só será enviada para autorização do Serviço de Graduação após realizar a solicitação do novo cartão USP.
Posso inserir qualquer tipo de foto no cartão USP?
A foto deve ser apenas de rosto, frontal, sem acessórios que dificultem sua identificação (como boné, chapéu, óculos escuros e máscaras), preferencialmente de fundo claro.
Como saberei quando meu cartão USP estiver disponível?
Acompanhe o status de sua solicitação através do Jupiterweb > Cartão USP > Listar Solicitação.
Quando o cartão estiver disponível para retirada, você receberá um e-mail automático do sistema informando.
Onde retiro meu cartão USP?
No Serviço de Graduação, no horário de atendimento presencial.
A validade do meu cartão USP expirou, o que posso fazer?
Você pode solicitar um novo cartão USP quando faltarem 30 dias ou menos para seu vencimento. Caso a validade já tenha expirado, também poderá fazer a solicitação do novo cartão.
Quanto tempo demora para o cartão USP chegar?
Esse tempo varia em função da demanda do setor responsável, então não há um prazo fixo.
Acompanhe o status da solicitação através do Jupiterweb.
Perdi meu cartão USP. O que fazer?
Dirija-se à Tesouraria do IME, no Bloco A, e faça o pagamento da taxa de segunda via do cartão. A seguir, envie o comprovante de pagamento digitalizado para o e-mail graduacao@ime.usp.br, informando seu nome completo e número USP.
Meu cartão USP foi roubado. O que fazer?
Envie o boletim de ocorrência digitalizado para o e-mail graduacao@ime.usp.br, informando seu nome completo e número USP.
É necessário que conste no boletim de ocorrência o roubo ou furto do cartão USP.
Como solicito meu BUSP?
Jupiterweb > Cartão USP e selecione a opção Bilhete USP.
Basta incluir a solicitação e salvar.
Como saberei quando meu BUSP estiver disponível?
Acompanhe o status de sua solicitação através do Jupiterweb > Cartão USP > Bilhete USP.
Quando o cartão estiver disponível para retirada, você receberá um e-mail automático do sistema informando.
Onde retiro meu BUSP?
No Serviço de Graduação, no horário de atendimento presencial.
Quanto tempo demora para o BUSP chegar?
Esse tempo varia em função da demanda da SPTrans, então não há um prazo fixo.
Acompanhe o status da solicitação através do Jupiterweb.
Perdi meu BUSP. O que fazer?
Dirija-se à Tesouraria do IME, no Bloco A, e faça o pagamento da taxa de segunda via do cartão. A seguir, envie o comprovante de pagamento digitalizado para o e-mail graduacao@ime.usp.br, informando seu nome completo e número USP.
Meu BUSP foi roubado. O que fazer?
Envie o boletim de ocorrência digitalizado para o e-mail graduacao@ime.usp.br, informando seu nome completo e número USP.
É necessário que conste no boletim de ocorrência o roubo ou furto do BUSP.
Como faço para solicitar meu cartão USP?
Siga as orientações enviadas para seu e-mail pela Central de Matrícula da USP.
Como faço para solicitar meu bilhete USP (BUSP)?
Siga as orientações enviadas para seu e-mail pela Central de Matrícula da USP.
Como crio meu e-mail USP?
Siga as orientações enviadas para seu e-mail pela Central de Matrícula da USP.
O que é Jupiterweb?
É o sistema de gestão acadêmica de graduação da USP.
Através dele, você realizará suas matrículas semestrais, acompanhará sua evolução no curso, emitirá documentos, entre outras funcionalidades.
Conheça o sistema, navegue pelo menu e leia a seção de FAQ.
Onde posso sanar minhas dúvidas sobre o PAPFE (Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil)?
Entre em contato com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (papfe.prip@usp.br) ou acesse o site www.prip.usp.br e navegue pelas opções.
Onde posso sanar minhas dúvidas sobre passe escolar (EMTU e SPTrans)?
Entre em contato com a Seção de Passe Escolar da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (spe.prip@usp.br) ou acesse o site www.prip.usp.br e navegue pelas opções.
Tenho dúvidas sobre moradia, restaurante universitário creche e transporte no campus. Com quem posso conversar?
Entre em contato com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (prip@usp.br) ou acesse o site www.prip.usp.br e navegue pelas opções.
AAC – Atividades Acadêmicas Complementares
AE – Aproveitamento de Estudos
ATPA – Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
AU – Créditos-Aula
CE – Carga Horária de Estágio
CH – Carga Horária
CP – Carga Horária de Práticas de Componentes Curriculares
I – Inscrito
IL – Inscrição em Lista de Espera
IP – Inscrição Preterida
IR – Inscrição Reservada
IT – Inscrição em Turma Lotada
IME – Instituto de Matemática e Estatística
MA – Matriculado
MAC – Departamento de Ciência da Computação
MAE – Departamento de Estatística
MAP – Departamento de Matemática Aplicada
MAT – Departamento de Matemática
OPT – Disciplina Optativa (eletiva ou livre)
P – Pendente
RA – Reprovado por Nota e Frequência
RF – Reprovado por Frequência
RN – Reprovado por Nota
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
TR – Créditos-Trabalho
Sou obrigado a participar de todas as interações de matrícula?
Não. Você deve participar de ao menos uma das interações de matrícula, preferencialmente da primeira.
Não participei de nenhuma das interações de matrícula. E agora?
Você ficará sem cursar disciplinas por um semestre. Lembramos que dois semestres consecutivos sem matrícula, ou dois semestres consecutivos com zero créditos podem culminar com seu desligamento automático do curso.
Não participei de nenhuma das interações. Posso fazer requerimentos e retificação?
Não. Somente alunos que tenham participado de ao menos uma das interações de matrícula poderão fazer requerimentos e retificação.
Posso me matricular em quantos créditos quiser?
É obrigatória a matrícula em ao menos 12 créditos-aula por semestre, conforme dispõe o Regimento Geral da USP. Exceção aos alunos prováveis formandos do semestre.
O limite de créditos para a matrícula semestral é de 40 créditos-aula.
Por que uma disciplina foi excluída da minha matrícula?
Consulte no Jupiterweb o resultado das consolidações. Lá, é possível verificar o motivo da exclusão.
Matrícula preterida? Lista de espera? Turma lotada? O que isso significa?
Consulte o FAQ do Jupiterweb clicando AQUI. Todas essas dúvidas podem ser esclarecidas com a consulta desse FAQ.
Meu Período Ideal Calculado está errado. Como faço para alterar?
Fique atento ao seu e-mail institucional. Todos os semestres, antes da 1ª interação de matrícula, um spam é enviado a todos os alunos informando sobre o cálculo do período ideal, período e procedimento para alteração.
Quero me matricular em uma disciplina que não está disponível durante as interações. Como proceder?
Para se inscrever em disciplinas indisponíveis durante as interações de matrícula, faça um requerimento no Jupiterweb no período definido no Calendário da USP.
Sou aluno e preciso de um histórico escolar e/ou atestado. Como proceder?
Você mesmo pode emitir seu histórico escolar e atestados através do sistema Jupiterweb, com autenticação digital que dispensa assinatura.
Sou egresso e preciso de um histórico escolar e/ou ementa das disciplinas cursadas e aprovadas. Como proceder?
Escreva para graduacao@ime.usp.br informando sua solicitação, nome completo, número USP (se recordar) e CPF. O prazo para emissão de documentos é de até 10 dias úteis.
Sou aluno e preciso de algum documento que não é emitido pelo Jupiterweb. Como devo proceder?
Escreva para graduacao@ime.usp.br informando sua solicitação, nome completo e número USP. O prazo para emissão de documentos é de até 10 dias úteis. Programe-se para solicitar os documentos com antecedência, pois não abriremos exceções.
O IME pode emitir meu diploma em idioma estrangeiro?
Não. Os diplomas são emitidos somente em português. Caso necessite do diploma em outro idioma, você mesmo deverá providenciar a tradução juramentada.
Qual é o prazo para solicitar aproveitamento de estudos?
O Serviço de Graduação informa através do site do IME e do e-mail institucional os períodos e procedimentos para solicitações de aproveitamento de estudos..
Qual é o prazo de resposta para minha solicitação?
Como cada tipo de solicitação possui um fluxo diferente, é difícil estimar. Além da análise, alguns tipos de solicitação dependem de deliberação, e o tempo de resposta varia em função da complexidade do pedido e da demanda do setor responsável pela avaliação.
Sempre acompanhe seu histórico escolar e e-mail institucional para verificar a resposta para suas solicitações.
Onde posso obter os formulários para fazer solicitações para o Serviço de Graduação?
No site do IME, clicando em Graduação, depois em Informações e finalmente em Requerimentos.
O professor já cadastrou minha nota e frequência, mas no histórico ainda estou MA na disciplina. O que fazer?
Entre em contato com o docente e solicite a validação da sua nota e frequência.
Caso não tenha retorno, entre em contato com o departamento ou com a unidade responsável pela disciplina.
Se a disciplina for do IME, o departamento responsável é identificado pelas três letras da sigla da disciplina.
MAC (secmac@ime.usp.br)
MAE (secmae@ime.usp.br)
MAP (secmap@ime.usp.br)
MAT (secmat@ime.usp.br)
Cursei uma disciplina durante todo o semestre, mas não estava MA (matriculado) nela. Como regularizar essa situação?
Não é possível regularizar essa situação após o decurso do prazo de requerimentos e retificação. Se você não estava matriculado na disciplina, ou se a disciplina estava pendente (P), não poderia tê-la cursado, e não fará jus à aprovação e nem aos créditos da disciplina.
Onde posso consultar a sala em que será ministrada a disciplina que irei cursar?
No site do IME, clique em Graduação e depois em Informações. Nessa página é disponibilizado semestralmente o caderno de horários das disciplinas com as respectivas salas onde serão ministradas.
O catálogo de graduação do IME possui versão digital?
Sim! Ele está disponível no site do IME, clicando em Graduação e depois em Informações.
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