IME-USP

IMEmórias

Grandes feitos já foram realizados dentro do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) nos seus quase 50 anos de existência. E uma coisa é certa: eles se devem às pessoas que o compõem e o renovam a cada dia!

Dessa vontade de resgatar as lembranças e memórias do Instituto a partir de depoimentos de pessoas da comunidade imeana, nasceu o Projeto IMEmórias, desenvolvido pelo Serviço de Apoio Institucional com apoio da Diretoria do IME. O projeto IMEmórias pretende resgatar a história do Instituto por meio de entrevistas em vídeo com professores, funcionários e alunos que já passaram por nossos blocos.

A idéia do projeto iniciou em 2014 e somente a partir de 2015 os vídeos passaram a ser produzidos com a colaboração das alunas Carolina Mazzola e Mariana de Arruda Miranda, da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Em cada vídeo, o entrevistado conta um pouco da sua vida pessoal antes de ingressar no IME, seus momentos no Instituto e depois que saiu.

Os vídeos são veiculados no Canal do IMEmórias no Youtube e na página do IME no Facebook.

Confira os vídeos do projeto

Siang Wun Song

07.12.2015
A primeira edição do IMEmórias apresenta uma conversa descontraída com o professor Siang, do Departamento de Ciência da Computação, que fala da sua trajetória como um dos primeiros professores de computação do Brasil, sua infância em Hong Kong e sobre suas experiências como docente, pesquisador e diretor do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Apresenta sua  história e a do IME, através de alguns relatos interessantes.

Carlos Alberto de Bragança Pereira

17.11.2015
O IMEmórias traz o Prof. Carlinhos, como carinhosamente é conhecido, do Departamento de Estatística. Ele fala sobre sua paixão pela estatística, desde a infância no Rio de Janeiro, suas principais influências na área acadêmica, que o trouxeram para o IME-USP e como enfrentou o desafio de ser diretor da Unidade entre 1994 e 1998.

Marina Emaculada Graciano Collogi

07.04.2020
Neste vídeo há memórias de Dona Marina, como era Neste vídeo há memórias de Dona Marina, como era conhecida por todos. Ela conta como começou a trabalhar no IME, na verdade bem antes do Instituto existir, iniciando na Poli, passando pela FFLCH e após, vindo para a Biblioteca Carlos Benjamin de Lyra, onde foi mais que especial e muito querida pelos alunos que a conheceram.

Prof. Waldyr Muniz Oliva

28.04.2016
Waldyr Muniz Oliva, docente do departamento de Matemática Aplicada, conta sua história de vida e sua riquíssima trajetória profissional, desde o curso de Engenharia Civil pela Poli-USP até o cargo de Reitor da Universidade de São Paulo. Sua escolha de carreira, sua atuação como diretor do IME e como reitor da USP trilharam e contribuíram significativamente na estruturação do Instituto e na da própria Universidade. Confira!

Profa. Elza Furtado Gomide

16.06.2016
Neste vídeo, resgatado entre as fitas VHS dos Colóquios do Departamento de Matemática Aplicada, apresentamos uma rica entrevista com a Dona Elza, querida por todos, alunos, funcionários e professores do Instituto. Ela fala sobre sua paixão em ensinar, a influência do seu pai, matemático, na escolha de sua carreira e sobre o desenvolvimento da matemática no Brasil, tendo sido a primeira doutora em Matemática do país, pela Universidade de São Paulo. Uma verdadeira relíquia para o IMEmórias.

Prof. Valdemar Waingort Setzer

20/12/2016
O vídeo traz o relato do Prof Valdemar Setzer, um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. Ele conta sua trajetória na USP, sua influência na fundação do primeiro Centro de Computação Eletrônica da USP (CCE) e importantes contribuições como docente do Departamento de Ciência da Computação do IME.

Prof. Fabio Armando Tal

08.02.2017
Neste vídeo, o Prof Fabio Tal, do Departamento de Matemática Aplicada do IME e um dos pesquisadores brasileiros a receber o prestigiado prêmio “Friedrich Wilhelm Bessel Research Award”, pela Fundação Humboldt, conta sobre sua carreira acadêmica e atividades de pesquisa no Instituto. Fabio Tal se destaca desde que ingressou no IME, sendo um dos primeiros a ingressar no doutorado direto, ao encontrar a solução para um problema não-resolvido, a inversão do Teorema de Dirichlet-Lagrange.

Prof. Carlos Alberto Barbosa Dantas

02.08.2017
Carlos Alberto Barbosa Dantas, mais conhecido como Caio, ingressou no curso de Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1954. No vídeo, ele conta, com riqueza de detalhes, sua extensa carreira acadêmica, sua atuação nas áreas de Estatística e seu empenho na estruturação de projetos para a melhoria das atividades da graduação, quando atuou como Diretor do IME-USP e como Pró-Reitor de Graduação da Universidade de São Paulo.

Ailton Augusto – Feijão

02.08.2017
Neste vídeo, Ailton desvenda como surgiu seu apelido “Feijão”, como sempre foi conhecido no Instituto. Com histórias inusitadas, relata sua trajetória no IME, como atuou em diversos setores, tanto da área administrativa como da área acadêmica e sobre sua valiosa contribuição na estruturação das atividades desses locais.

Prof. Pedro Antonio Santoro Salomão

19.12.2017
No vídeo, Pedro conta que sempre gostou de matemática, desde o ensino médio. Apesar disso, inicialmente ingressou no curso de Engenharia Mecatrônica da Poli-USP e no de Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Veio para o IME quando ingressou no doutorado em Matemática Aplicada. Ele é o terceiro brasileiro a receber o prêmio de Pesquisa “Friedrich Wilhelm Bessel”, pela Fundação Alexander von Humboldt.

Julia Jaccoud – “A Matemaníaca”

18.12.2018
Formada pelo IME-USP, tem um canal de divulgação científica desde 2015. Júlia tem nada menos do que 50 mil seguidores. A ideia de criar o canal de divulgação científica sobre matemática surgiu quando Júlia Jaccoud estava no início do curso de Licenciatura em Matemática no IME. Neste vídeo, revela um pouco mais sobre sua trajetória e objetivos e sua contribuição para despertar o encanto pela matemática e esclarecer dúvidas de muitos outros jovens que estão no ensino médio.

Isabelle Tamarozi

13.09.2019
Isabelle, ingressante do Bacharelado em Matemática Aplicada de 2017, começou a jogar com seu irmão, sendo ensinada pelo pai com 7 anos de idade. Como uma “brincadeira de criança”, começou a conquistar campeonatos interescolares. Em agosto de 2019 foi campeã brasileira de xadrez, categoria sub-20.

Prof. Paulo Ribenboim

24.09.2019
Vídeo gravado na ocasião em que o Prof. Paulo Ribenboim participou do evento Algebra: celebrating Paulo Ribenboim’s ninetieth birthday, realizado em sua homenagem, no IME-USP, no período de 24 a 27 de outubro de 2018. Matemático brasileiro, especialista em teoria dos números, ele vive no Canadá desde 1962. No auge dos seus 92 anos, relata, com muito bom humor, sua história e a da matemática no Brasil e no mundo. Um importante vídeo para o acervo do IMEmórias.