IME-USP

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – 2022

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é um evento realizado anualmente na universidade e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes.

Etapa Presencial e preparatória para a Fase Internacional: os 10 trabalhos melhor avaliados clique aqui
Logo 30º SIICUSP

Iniciação Científica – Inscrições e Informações

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site https://uspdigital.usp.br/siicusp/, no período de 08/08/2022 a 09/09/2022.

Leia atentamente o Edital

A apresentação no Simpósio é mandatória para alunos cujos projetos tenham sido inscritos no Programa de Iniciação Científica da USP, em cumprimento conjunto com outros requisitos:

Artigo 5º – O estudante receberá Certificado de conclusão de Iniciação Científica ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, após o cumprimento dos seguintes requisitos:

I – entrega de relatório das atividades desenvolvidas, aprovado pela Comissão de Pesquisa, semestralmente;

II – entrega de relatório final aprovado pela Comissão de Pesquisa, quando da conclusão do projeto;

III – cumprimento de 480 horas de atividades de pesquisa, preferencialmente dentro do período de 12 meses;

IV – apresentação do trabalho no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP.

PRIMEIRA FASE (de 17/10 a 19/10/22):

As apresentações serão feitas em formato híbrido. Cada projeto será apresentado pelo aluno e/ou supervisor, por plataforma de videoconferência, podendo ser a partir da sala de vídeo conferência do IME ou de outro local. Na sala de apresentação designada pela CPq, no IME, poderão assistir os avaliadores, supervisores, outros participantes do projeto e, caso a lotação permitir, alguns ouvintes também.

As apresentações serão de 15 minutos mais 5 minutos para perguntas

  • Não há limite de slides, mas é de bom senso que sejam da ordem de 10;
  • O template não é obrigatório, mas deve trazer no mínimo o logo do IME (e das agências se for o caso)
  • Para a segunda etapa, interna do IME, os melhores trabalhos serão chamados para serem apresentados em pôsteres impressos.
Template para apresentação dos Projetos: BAIXE AQUI
Cronograma das sessões – ACESSE AQUI

Para acompanhar as apresentações durante a semana

Acesse no Youtube a Seção de Computação – 18/10 as 10h00

Acesse no Youtube a Seção de Álgebra + Análise – 19/10 as 10h00

Acesse no Youtube a Seção de Geometria + Currículo – 20/10 as 10h00

PRIMEIRA FASE – [ Trabalhos em Destaque – IME ] (31/10/22) – data alterada – SELECIONADOS

  • 339 Anny Beatriz Silva de Azevedo Teoria dos Modelos e suas Aplicações // Model Theory and its Applications
  • 793 Mauricio Rossetto Correa Cardinais $\mathfrak{b}$, $\mathfrak{d}$, a hipótese do contínuo e o axioma de Martin // Cardinals $\mathfrak{b}$ and $\mathfrak{d}$, the continuum hypothesis, and Martin axiom
  • 794 Daniel Angelo Esteves Lawand Conexidade Dinâmica // Dynamic Connectivity
  • 1373 Rafael Figueiredo Severiano Alves Introdução à Geometria Diferencial // Introduction to Differential Geometry
  • 1822 Gustavo de Oliveira Kanno Diagnóstico do COVID-19 nos registros de SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave com base na Autópsia Verbal // Diagnosis of COVID-19 in the records of SARS – Severe Acute Respiratory Syndrome based on Verbal Autopsy
  • 2438 Mayara dos Santos Nascimento Co-modulação das variabilidade das frequências cardíacas e linguagem // Co-modulation of heart rate variabilities and language
  • 3296 Paula Mendes Tersariolli A matemática no contexto da educação escolar quilombola a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da CAPES // mathematics in the context of quilombola school education from a bibliographical survey on the capes periodical portal
  • 3887 Kelvyn Emmanoel de Castro Martins Welsch de Souza e João Felipe Rodrigues Pereira Transição de Fase no Modelo de Ising com Campo Externo Aleatório // phase transition in ising model with random external field
  • 4307 Lara de Assumpcao Maffei Pierobon Definição de Caos em Dinâmica de Aplicações // Definition of Chaos in Applications Dynamics
  • 4113 Bruna Bazaluk Machado Videira TÉCNICAS COMPUTACIONAIS PARA A RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO MUSICAL EM REPERTÓRIOS INDÍGENAS BRASILEIROS // computational techniques for music information retrieval in native brazilian repertoires
  • 4443 Sergio Henrique Maciel Métodos topológicos na análise não linear: índice de Conley e suas aplicações às equações diferenciais e aos sistemas dinâmicos // topological methods in non-linear analysis: conley index and its applications to differential equations and dynamical systems

Nesta fase complementar, no âmbito do IME, os trabalhos que se destacaram na PRIMEIRA FASE serão impressos em formato de poster e as apresentações serão presenciais e em inglês. Esta fase é preparatória e classificatória para a ETAPA INTERNACIONAL, e a partir da qual os projetos melhor avaliados serão indicados para participar.

ETAPA INTERNACIONAL (30/11 e 01/12/2022)

As apresentações serão presenciais. Serão selecionados para a Etapa Internacional do SIICUSP os estudantes de graduação que se destacarem em cada Unidade, podendo ser indicados até 15% dos estudantes que apresentaram trabalhos na primeira fase.

Projetos Selecionados para Etapa Internacional:

“Conexidade Dinâmica” (Dynamic Connectivity), em Teoria da Computação
Daniel Angelo Esteves Lawand, orientação de profa. Cristina Gomes Fernandes
CNPq – PIBIC

“Diagnóstico do COVID-19 nos registros de SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave com base na Autópsia Verbal” (Diagnosis of COVID-19 in the records of SARS – Severe Acute Respiratory Syndrome based on Verbal Autopsy), em Estatística
Gustavo de Oliveira Kanno, orientação profa. Lucia Pereira Barroso
Sem fomento

“A matemática no contexto da educação escolar quilombola a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da CAPES” (mathematics in the context of quilombola school education from a bibliographical survey on the capes periodical portal), em Currículo
Paula Mendes Tersariolli, orientador prof. Júlio César Augusto do Valle
USP – Programa Unificado de Bolsas

“Definição de Caos em Dinâmica de Aplicações” (Definition of Chaos in Applications Dynamics), em Matemática Aplicada
Lara de Assumpcao Maffei Pierobon, orientadora profa. Sonia Regina Leite Garcia
USP – Programa Unificado de Bolsas

SAIBA MAIS:

(com informações da CPq-IME e da PRPi/USP)

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - Logo

Compartilhe