Projetos de Iniciação Científica do IME recebem menção honrosa

Dos quatro projetos selecionados na fase interna do IME, indicados para a etapa internacional do 30º SIICUSP, dois receberam Menção Honrosa da Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Em sua 30ª edição, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) contou com a apresentação de 29 projetos na primeira fase. A Comissão de Pesquisa e Inovação do Instituto organizou uma fase intermediária, preparatória para a segunda fase internacional, que selecionou e indicou os melhores projetos para a etapa internacional e destes, dois receberam Menção Honrosa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Um deles, intitulado “A matemática no contexto da educação escolar quilombola a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da CAPES”, realizado pela estudante Paula Mendes Tersariolli com orientação do Prof. Júlio César Augusto do Valle, apresenta resultados de um levantamento bibliográfico a fim de compreender os termos e o desenvolvimento da produção acadêmica brasileira sobre o ensino da matemática no contexto da educação quilombola. Tersariolli relata ter sido uma experiência muito importante para sua graduação: “ser premiada significa levar reconhecimento para o projeto e chamar a atenção para a área de pesquisa, que é a educação escolar quilombola, e para os demais projetos a serem desenvolvidos pelas licenciaturas e, por isso, receber a menção honrosa foi muito gratificante”.

O outro, intitulado “Conexidade Dinâmica”, realizado pelo estudante Daniel Angelo Esteves Lawand, com a orientação da Profa. Cristina Gomes Fernandes, se apoia na área de pesquisa da Teoria da Computação e tem como objetivo estudar e implementar algoritmos e estruturas de dados que respondam de forma eficiente às consultas desejadas. Para o autor, o processo se mostrou desafiador: “durante o tempo de pesquisa que fiz com a Professora Cristina Gomes Fernandes, aprendi a de fato pesquisar, ou seja, realizar a leitura de artigos, de notas de aulas e de livros a fim de entender o problema, e também a ‘quebrar a cabeça’ buscando alternativas criativas para a solução do problema, mas foi o SIICUSP que me proporcionou o desafio de comunicar o valor e a importância da pesquisa que participei para pessoas de diferentes áreas”.

Os trabalhos de Iniciação Científica, desenvolvidos pelos alunos da graduação sob orientação de docentes, são apresentados anualmente no Simpósio como parte obrigatória do Programa de Iniciação Científica. A Etapa Internacional do SIICUSP acontece desde 2015 no âmbito da Universidade de São Paulo, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Ao longo desses 8 anos, o IME já havia sido premiado com uma Menção Honrosa pelo Projeto  “Seleção Estatística de Modelos e Determinação da Relações de Influência em Redes Sociais”, de Renata Prôa Dalle Lucca, com orientação do Prof. Jefferson Antonio Galves, no 28º SIICUSP (2020).

Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional (com informações da CPqi/IME e PRPi/USP)