JOGOMAT é tema de série da TV Globo

Projeto é promovido por órgão de extensão do IME-USP e foi destaque em série da TV Globo

Na última terça-feira, dia 17 de outubro, a série “Diário de Escola”, veiculada no telejornal SP1 da TV Globo, teve como enfoque o aprendizado em matemática na rede pública de ensino e abordou um projeto cuja iniciativa partiu de uma parceria entre a Prefeitura de Cotia e a Universidade de São Paulo. Baseado fundamentalmente no ensino de matemática por meio de jogos (JOGOMAT), o projeto se destacou pelo sucesso na melhoria do aprendizado dos alunos nas escolas onde foi empregado.

Desde que foi estabelecida, em 2019, essa parceria propiciou que professores e gestores do município pudessem realizar, na Faculdade de Educação (FE) e no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM), órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, cursos de aperfeiçoamento com foco no ensino por meio de jogos matemáticos.

Prof. Rogério Chaparin em entrevista ao telejornal SP1 — Imagem: Reprodução TV Globo.

O JOGOMAT, como é chamado, se trata fundamentalmente de uma competição, promovida pelo CAEM e destinada aos alunos de todas as séries dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas ou particulares de São Paulo, que objetiva o desenvolvimento intra e interpessoal através do estímulo do raciocínio e interação entre os jogadores. Em entrevista ao jornal, um dos educadores do IME, o Prof. Rogério Chaparin, que idealizou e organiza os jogos, falou sobre como eles podem auxiliar na aprendizagem dos alunos. Veja a matéria completa gratuitamente na plataforma Globoplay.

O CAEM

O  Centro de Aperfeiçoamento do Ensino em Matemática (CAEM) é um órgão de extensão do IME−USP dirigido por professores do Departamento de Matemática. Tem como principais objetivos a assessoria, formação continuada, qualificação de professores da Educação Básica, além de apoiar ações de formação inicial junto ao curso de Licenciatura em Matemática do IME−USP. Dentre outras atividades, o CAEM oferece cursos, oficinas, palestras e promove eventos, voltados a professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis de ensino. Mais informações podem ser encontradas na página do CAEM.

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional