I Encontro Regional de Estudantes de Matemática (EREMAT) da Região Sudeste

Evento ocorre entre os dias 9 e 11 de novembro na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O Encontro Regional de Estudantes de Matemática (EREMAT) da Região Sudeste é um evento educacional que reúne estudantes, professores e entusiastas da matemática. Com o tema “A Matemática por um Olhar Decolonial,” o evento busca explorar a história da matemática à luz de uma perspectiva descolonial, analisando como a disciplina foi influenciada pela colonização e como diferentes perspectivas culturais podem enriquecer seu estudo.

Durante o EREMAT, os participantes têm a oportunidade de assistir a palestras inspiradoras, participar de workshops interativos, apresentar suas próprias pesquisas, discutir questões relacionadas à matemática e à descolonização, e participar de atividades culturais que destacam a diversidade da região.

Este evento visa promover o desenvolvimento acadêmico, incentivar o pensamento crítico e fomentar a conscientização sobre a importância da diversidade na matemática. Além disso, oferece um ambiente de aprendizado colaborativo e networking para estudantes e entusiastas da matemática.

O EREMAT da Região Sudeste ocorre em formato presencial, de 9 a 11 de novembro de 2023, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é uma oportunidade única para explorar a matemática sob uma perspectiva decolonial e se envolver em discussões significativas sobre o assunto.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento, com opções de gratuidade ou pagas, que dão direito a alimentação, alojamento, kit do evento e acesso a festa com open bar a ser realizada no dia 11 de novembro.

Texto retirado do site oficial do EREMAT e adaptado por Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional