CAEM lança playlist de matemática recreativa no Instagram

Playlist já conta com 20 vídeos e tem alcançado um público cada vez maior

Com mais de 4 mil seguidores e vídeos que ultrapassam 10 mil visualizações, a playlist de matemática recreativa segue alcançando professores e alunos que replicam e utilizam  as técnicas e dinâmicas na sala de aula. A iniciativa do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM), do Instituto de Matemática e Estatística, tem como objetivo ampliar os conhecimentos da matemática recreativa nas redes sociais.

A matemática recreativa engloba quatro aspectos: o processo histórico, o aspecto lúdico, pedagógico e o desenvolvimento do estudo matemático. Segundo os idealizadores, a ideia é difundir nas redes sociais a  valorização da matemática  ao introduzir os conceitos matemáticos de uma forma lúdica e  divertida.

Professor Rogério e a estudante Julia Bentes em um dos vídeos da playlist de matemática recreativa do CAEM. Foto: reprodução Youtube

Nos  vídeos disponibilizados na página do instagram, o professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) Rogério Chaparin, ou Mister Rogers, como é conhecido nos vídeos, e seus colaboradores, propõem  enigmas, quebra-cabeças, jogos, mágicas e desafios matemáticos. Para visualizar os vídeos basta acessar @caem_ime_usp no Instagram.

Sobre o CAEM

O Centro de Apoio ao Ensino de Matemática (CAEM), vinculado ao Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME−USP), oferece cursos, oficinas e palestras para professores de Matemática da Educação Básica. Sob a orientação de professores especializados do Departamento de Matemática, o CAEM visa apoiar a formação contínua dos educadores, prestando assessoria e ações de formação inicial junto ao curso de Licenciatura em Matemática. As atividades, disponíveis para professores das redes pública e particular, além de estudantes da USP, são fundamentais para aprimorar o ensino da Matemática.

Por: Beatriz Neves | Serviço de Apoio Institucional