Prof. Pedro Morettin é contemplado com  título de Pesquisador Emérito pelo CNPq

O professor Pedro Morettin, Professor Emérito do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), receberá neste ano o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O título é concedido pela entidade a pesquisadores brasileiros ou estrangeiros radicados no país há 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

Professor Pedro Morettin

Bacharel e licenciado em Matemática pelo IME-USP, Morettin obteve os títulos de Mestre e Doutor em Estatística pela University of California, Berkeley  nos anos de 1971 e 1972. Se tornou Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da USP no mandato de 1990 até 1994 e atualmente é Professor Emérito do Instituto, além de autor de diversos livros e publicações no Brasil e no exterior e editor associado do Journal of Forecasting do São Paulo Journal of Mathematical Sciences. Sua experiência tem enfoque na área de Probabilidade e Estatística, na qual atua principalmente nos seguintes temas: séries temporais, análise de ondaletas e aplicações em Atuária, Finanças, Ciências Físicas e Biomédicas.

Premiado pela ABE (Associação Brasileira de Estatística) em 2006 e pelo Governo da Índia em 2009 com o prêmio Mahalanobis Award, Morettin já foi presidente da ABE e do Inter American Statistical Institute e vice-presidente do International Statistical Institute.

A cerimônia de premiação de 2024 ocorre no dia 8 de maio, na Escola Naval do Rio de Janeiro, ocasião em que também serão entregues o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, também concedido pelo CNPq em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com apoio da Marinha do Brasil, e a Menção Especial de Agradecimento, em reconhecimento a pessoas físicas ou jurídicas pelos serviços significativos prestados ao crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq no ano anterior à entrega da Menção.

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional