Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP promove a palestra “Research software as a key element of open science” com Daniel S. Katz

A palestra Research software as a key element of open science acontece no dia 9 de maio às 10h na Sala do Conselho Universitário, conduzida pelo professor Daniel S. Katz. O evento faz parte das  iniciativas do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), do qual o professor Alfredo Goldman do IME-USP é integrante.

Esta palestra discutirá o trabalho realizado na última década para melhorar a solução de desafios consequentes de softwares de investigação usados para fins acadêmicos. Uma grande e crescente parte da investigação acadêmica atual depende de software de investigação, o qual frequentemente é de código aberto, como parte da open science. No entanto, o software introduz novos desafios que não são bem resolvidos pelo nosso sistema atual, incluindo o crédito, o financiamento e a manutenção. A palestra abordará  exemplos do National Center for Supercomputing Applications (NCSA) da Universidade de Illinois para destacar o processo globalmente e o seu impacto nos estudos acadêmicos.

Daniel S. Katz (Universidade de Illinois Urbana Champaign) é Cientista-Chefe no NCSA e Professor Associado de Investigação em Ciências Informáticas, Engenharia Eléctrica & de Computadores e na Escola de Ciências da Informação. Trabalha na intersecção da computação, comunidades acadêmicas e políticas.

A palestra será transmitida ao vivo pelo YouTube em inglês. Para aqueles que participarem presencialmente, haverá emissão de certificado, sem necessidade de inscrição prévia.

A Sala do Conselho Universitário fica na rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária – São Paulo.

Por Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional com informações da PRPI