Instituto de Matemática e Estatística - USP

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

 

Edital de Seleção de Candidatos para o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática com ingresso no 2º semestre de 2017

 

1. Todas as informações relevantes referentes ao processo seletivo de candidatos para o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP do segundo semestre de 2017 serão divulgadas na página web oficial deste Edital de Seleção cujo endereço é http://www.ime.usp.br/posmpemat/edital.

2. São oferecidas 17 vagas para ingresso no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática a partir do segundo semestre de 2017, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas. As vagas oferecidas são aquelas não preenchidas no último processo seletivo (Março/2017).

3. As inscrições para o processo seletivo de candidatos para o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP se darão obrigatoriamente por meio do encaminhamento dos seguintes documentos para a Secretaria de Pós-Graduação do IME-USP:

i. Formulário de inscrição DOC PDF

ii. Cópia de: RG, CPF, diploma ou certificado de conclusão de curso superior, histórico escolar oficial do curso de graduação;

iii. Curriculum vitae;

iv. Comprovação de atuação profissional na Educação Básica se for o caso.

4. Os documentos obrigatórios relacionados no item 3 deverão ser encaminhados à Secretaria de Pós-Graduação do IME-USP, até 26 de maio de 2017 (sexta) pessoalmente ou por via postal (ver item 9). Será desconsiderada a inscrição dos candidatos cujos documentos tenham data de postagem posterior ao encerramento do prazo estabelecido neste item.

5. O processo seletivo de candidatos para o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP será conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (CCP-MPEM).

6. O processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática consiste em:

i. Uma prova escrita a ser realizada no dia 03 de junho de 2017 (sábado), das 08 às 12 horas, no IME-USP (Sala 5 - Bloco B), versando sobre os conteúdos das seguintes disciplinas do curso de Licenciatura do IME:

MAT1351(Cálculo para funções de uma variável real I),

MAT1352 (Cálculo para funções de uma variável real II),

MAT0120 (Álgebra I para a Licenciatura),

MAT0230 (Geometria e Desenho Geométrico I).

A prova é eliminatória e a nota mínima para admissão é 7,0 (sete).

Os programas das disciplinas acima estão disponíveis no Sistema Júpiter Web.

ii. Exame da documentação entregue na inscrição com avaliação da adequação do candidato às características do público a que o curso se destina. Serão analisados:

(a) a experiência como professor de Matemática na Educação Básica ou na Educação de Jovens e Adultos;

(b) a descrição das motivações, das perspectivas profissionais pretendidas com o curso e da disponibilidade de tempo semanal para dedicação ao programa;

(c) o curriculum vitae e o histórico escolar.

7. O resultado oficial final do processo seletivo de candidatos para o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP com ingresso no segundo semestre de 2017 será divulgado até 20 de junho de 2017 (terça) na página oficial deste Edital de Seleção e os candidatos aceitos receberão comunicação via e-mail.

8. A documentação do candidato que tiver seu pedido não admitido no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática ficará à disposição do candidato durante dois anos e, caso não seja retirada, será destruída após esse período.

9. Endereço para correspondência:

Secretaria de Pós Graduação – IME – USP

CCP – Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Rua do Matão, 1010 – sala 27 - bloco B

05508-090 – São Paulo – SP – Brasil

10. Casos omissos serão decididos pela Comissão Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP.