IME-USP sedia o 16º Congresso Latino-americano de Estatística Matemática e Probabilidade

Entre os dias 10 e 14 de julho de 2023 acontece no IME-USP o Congresso Latino-Americano de Estatística Matemática e Probabilidade (CLAPEM), promovido pela Sociedade Latino-Americana de Probabilidade e Estatística Matemática (SLAPEM) e pelo Comitê Regional Latino-Americano da Sociedade Bernoulli.

O congresso já foi organizado na Venezuela, Uruguai, México, Brasil, Chile, Argentina, Cuba, Peru, Colômbia e Costa Rica atraindo pesquisadores e estudantes dos mais importantes centros latino-americanos.  Na sua XVI edição, o CLAPEM contará com os minicursos The cutoff phenomenon for Markov chains, oferecido pelo Professor Justin Salez da Universidade Paris-Dauphine & PSL, e Spatial modeling and visualization using R and INLA, oferecidos pela Professora Paula Moraga da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST), destinados a apresentar estudantes de pós-graduação e jovens colegas às principais áreas de pesquisa atual.

Também estão previstas várias conferências, e sessões temáticas convidadas oferecidas por pesquisadores de destaque no Brasil e no exterior, além dos trabalhos contribuídos pela comunidade. A programação completa se encontra no site do congresso e a participação no evento requer inscrição prévia e conta com isenção para estudantes de graduação. Para se inscrever e acessar a programação completa, basta acessar o site oficial do evento.

Por: Fernanda Nogueira | Serviço de Apoio Institucional