IME-USP oferece curso de Processamento Neural de Linguagem Natural em Português I no Coursera

O curso é online, gratuito e tem início no dia 6 de novembro de 2023

Ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Finger, do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP e pelo estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP Alan Barzilay, o curso de Processamento Neural de Linguagem Natural em Português I é oferecido na plataforma Coursera, online, totalmente gratuito. Para participar do curso,  o aluno deve ter conhecimento básico da linguagem de programação Python, não sendo necessário ter noções de redes neurais ou processamento de linguagem.

Ao longo das aulas, será ensinado como o Machine learning (aprendizado de máquina) pode ser usado para processar textos em português. O objetivo é que os alunos sejam capazes, ao final do curso, de escrever programas em Python de treinamento e execução de tarefas como classificação de textos, análise de sentimentos e traduções básicas, dentre outras aplicações de redes neurais em inteligência artificial.

Ministrado em português, o curso utiliza como exemplos o processamento de textos em português brasileiro e é dividido em seis módulos:

Módulo 1Introdução à linguística computacional
Módulo 2Introdução às redes neurais
Módulo 3Processamento Neural de Língua e Representação de palavras
Módulo 4word2vec
Módulo 5Redes Neurais Recorrentes e Processamento Sequência-para-sequência
Módulo 6Redes LSTM e GRU

As inscrições podem ser feitas pelo site do Coursera. Para mais informações, acesse o site oficial do curso.

O IME disponibiliza outros cursos na plataforma Coursera. Saiba mais em: Cursos IME-USP na plataforma Coursera.

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional