IME e FAU representados em encontro com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

No dia 25 de setembro de 2023, nas dependências do Centro de Inovação da USP (InovaUSP), ocorreu o primeiro encontro do Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa (FGA) da USP, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI USP). A palestra de abertura do encontro teve como palestrante a Presidente da Associação Brasileira de Gestores de Pesquisa, Juliana Juk Susnik, que abordou os desafios da profissão de gestor de pesquisa, especialmente nos ambientes universitários.

O Instituto de Matemática e Estatística (IME USP) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU USP) foram representados pela Dra. Camila Silva, bolsista FGA que atua em ambas as unidades, e por um de seus supervisores, o Prof. Dr. Alfredo Goldman do IME USP, coordenador do Projeto Temático “Tendências em computação de alto desempenho: do gerenciamento de recursos a novas arquiteturas de computadores” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Já o Prof. Artur Rozestraten da FAU USP coordena o Projeto Temático FAPESP “Experiência Arquigrafia 4.0”, que também conta com a colaboração da bolsista FGA.

Ao todo, o evento contou com a presença de dez bolsistas do Programa FGA oriundos de diferentes campi da Universidade, além de vários dos seus supervisores que são também coordenadores de Projetos Temáticos FAPESP beneficiados pelo Programa FGA. Participaram ainda do evento a Profa. Susana Inés Cordoba de Torresi, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, e o Prof. Raul Gonzalez Lima, Pró-Reitor Adjunto de Inovação, ambos representando o Prof. Paulo Alberto Nussenzveig, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da USP.

O Programa FGA foi criado em agosto de 2022 pela PRPI USP e implementado a partir de 2023 com o fim de designar pesquisadores doutores para suprir a necessidade de formação de profissionais capacitados para a gestão acadêmica de grandes projetos de pesquisa. O Programa visa otimizar o tempo dos pesquisadores principais, dando maior competitividade internacional à pesquisa e fomentando o avanço de diversas áreas de conhecimento e inovação da Universidade.

Camila Silva, bolsista FGA, apresenta atividades desenvolvidas nos Projetos Temáticos FAPESP “Experiência Arquigrafia 4.0” e “Tendências em computação de alto desempenho” da FAUUSP e do IME USP, respectivamente.
Imagem: Ana Laura Borges
Profa. Susana Torresi com bolsistas FGA durante o encontro. Imagem: Joseline Manfroi. Da esquerda para direita: Mayara Mendonça (ICB), Caroline Lino (ICB), Ariana Fernandes (FM), Profa. Susana Torresi, Marcelo Mota (IGc), Karina Salomão (FFCLRP), Joseline Manfroi (FFCLRP), Ana Borges (IQ), Nicole Torelli (IQ) e Camila Silva (IME e FAU).

Por: Marcelo Mota (IGc), adaptado por Camila Silva (IME e FAU)