Colóquio do IME com Profº Gaetano Zampieri

No dia 10 de março de 2023, o Colóquio do IME conta com a participação do Profº Gaetano Zampieri, da Universidade de Verona, e terá como tema Uma ferramenta simples para estudar sistemas Lagrangiano. A palestra se inicia às 14 horas, excepcionalmente no Auditório Jacy Monteiro no Bloco B do IME – USP, seguido de um café de confraternização. Haverá transmissão ao vivo do evento no canal do Colóquio do IME.

Resumo da apresentação
Um resultado simples produz constantes não locais de movimento para EDOs (Equações Diferenciais Ordinárias) de Lagrange. O objetivo da palestra é introduzir esse conceito e mostrar algumas aplicações a partir de uma separação não standard de variáveis para o semiplano do Poincaré.
Os pré-requisitos são apenas equações de Euler-Lagrange como em livros de física elementares e o conceito de primeira integral.

Sobre o Colóquio

O Colóquio do IME foi criado em 2019, no horário do antigo Colóquio do MAP. A ideia do colóquio é que as palestras abordem assuntos de diversas áreas ligadas à pesquisa feita no IME e tragam uma visão panorâmica do assunto tratado, evitando linguagem técnica. Diferentemente de seminários de grupos de pesquisa, o colóquio ambiciona atingir um público amplo, de todos os departamentos do IME, incluindo estudantes.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição. O Auditório Jacy Monteiro fica localizado na Rua do Matão, 1010, Bloco B, térreo, na Cidade Universitária – São Paulo.

Saiba mais na página oficial do Colóquio ou através do e-mail coloquio@ime.usp.br.

Por: Fernanda Nogueira | Serviço de Apoio Institucional