Colóquio do IME com Carolina Araujo, do IMPA

No dia 24 de novembro de 2023, o Colóquio do IME conta com a participação da Prof.ª Drª. Carolina Araújo, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o tema “O problema de Calabi: um diálogo entre as geometrias algébrica e diferencial”. O Colóquio se inicia às 14 horas, no Auditório Antonio Gilioli, 2º andar do Bloco A do IME – USP, seguido de um café de confraternização. Haverá transmissão ao vivo do evento no canal do Colóquio do IME

Resumo da apresentação

O matemático Eugenio Calabi faleceu no dia 25 de setembro de 2023, aos 100 anos de idade, deixando um importante legado para a geometria. Em sua palestra no ICM de 1954, ele popularizou um problema formidável na fronteira entre a geometria diferencial e a geometria algébrica, que ficou conhecido como o “problema de Calabi”. O problema consiste em determinar quais variedades complexas compactas admitem uma certa métrica com curvatura constante, chamada “métrica de Kähler-Einstein”. Desde então, o problema tem atraído muita atenção de geômetras diferenciais. Na última década, foram reveladas conexões surpreendentes e profundas entre a existência de métricas de Kähler-Einstein e a geometria algébrica, produzindo importantes avanços na solução do problema de Calabi. Nesta palestra, direcionada a um público amplo, apresentarei um panorama do problema de Calabi, desde a noção básica de curvatura até as recentes interações com a geometria algébrica.

Sobre o Colóquio

O Colóquio do IME surgiu em 2019, a partir de uma iniciativa dos organizadores do Colóquio do MAP de transformar o evento em Colóquio do IME. Os professores Pedro Lopes e André de Carvalho ampliaram o grupo organizador que agora conta com colegas de todos os departamentos. O Colóquio do IME é um espaço de encontro para a comunidade imeana discutir assuntos diversos de maneira acessível e interessante. Os organizadores, inclusive, pedem a todos sugestões de nomes de palestrantes para edições futuras.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição. O Auditório Antonio Gilioli fica localizado na Rua do Matão, 1010, Bloco A, 2º andar,  na Cidade Universitária – São Paulo.

Saiba mais na página oficial do Colóquio ou através do e-mail coloquio@ime.usp.br.

Por: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional