USP inicia o planejamento para a construção do Bloco D do IME

O projeto prevê uma estrutura com cerca de 3 mil metros quadrados, composta por Learning Studios, salas agrupáveis, Labmakers, terraço verde e outras comodidades

Com área de aproximadamente 3 mil metros quadrados distribuídos entre térreo e mais três andares, o novo Bloco D contará com  Learning Studios, salas agrupáveis, um Labmaker de Hardware, salas de discussão em grupo, auditório com 186 lugares, terraço verde, espaços de convívio e espaço de estudo individual. O prédio, com sua estrutura moderna ampla e versátil, poderá ser utilizado por todos os alunos de graduação e pós-graduação do Instituto.

O projeto será financiado com recursos do Plano de Investimentos em Áreas Estratégicas, aprovado pelo Conselho Universitário da USP no ano de 2022 e, desde março de 2023, o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, designado pela Diretoria do IME, e a Superintendência de Espaço Físico da USP (SEF-USP) têm trabalhado em conjunto no seu desenvolvimento.

Apresentação em 3D do Anteprojeto realizado pela SEF-USP

A SEF-USP já encaminhou uma proposta do Bloco D em abril de 2023, que foi analisada pela Diretoria do Instituto e pela Reitoria da Universidade até chegar ao projeto aprovado em junho. Os próximos passos para que o sonho saia do papel incluem a realização do Projeto Executivo e o planejamento junto com uma construtora. A expectativa é que, sem contar com possíveis imprevistos, o Bloco D possa ser entregue em cerca de 3 anos.

Praça de convívio vista a partir da cobertura do bloco B (SEF-USP)
Vista de cima dos prédios do IME (SEF-USP)

O professor Carlos Eduardo Ferreira, coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura do IME, explica as circunstâncias que levaram a universidade a aderir à proposta neste momento. O IME tinha um plano diretor, aprovado em 2013, que previa a construção de novos prédios e reformas dos existentes. Devido à escassez de recursos desde então, o plano não pôde ser realizado. Neste momento, em que a Universidade apresenta um plano de investimento em obras e ampliação do quadro de professores, o IME preparou este projeto, que visa resolver o principal problema de falta de espaço físico do Instituto: o espaço dedicado às aulas e espaço de estudo e convivência dos alunos, em especial de graduação. Para o Instituto, como complemento à construção do bloco, o projeto da SEF também prevê a estruturação de uma praça entre os blocos B e D, além do aprimoramento dos caminhos já existentes para melhor integração de  todos os prédios.

Por: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional