Professores da USP ficam entre os melhores pesquisadores da área de matemática no ranking Research.com

O portal acadêmico Research.com tem como objetivo facilitar para professores, bolsistas de pesquisa e estudantes de doutorado e mestrado o progresso de suas pesquisas e mantê-los atualizados sobre conferências ao redor do mundo e publicações relacionadas às suas áreas.

O Research.com publicou entre abril e maio de 2023 a segunda edição do ranking de “melhores cientistas” nas diversas áreas do conhecimento. A posição de cada pesquisador é baseada no índice H de cada disciplina (Discipline H-index), na proporção de suas contribuições feitas em determinada disciplina, prêmios e realizações do cientista em áreas específicas do ano anterior, 2022. O D-Index classifica os estudiosos em ordem decrescente combinada com o número total de citações.

Além disso, o portal também apresenta rankings das melhores universidades do mundo e de cada país, das melhores revistas científicas e das melhores conferências científicas, todos classificados por área do conhecimento.

A Universidade de São Paulo ficou em 1º lugar no ranking nacional na área de matemática, com cinco pesquisadores da universidade entre os melhores, e na posição 149 do ranking mundial.

Entre os cinco destaques da USP em matemática, o IME teve três pesquisadores, que são:

Yoshiharu Kohayakawa

Professor titular desde 2004, tem suas pesquisas voltadas para a área de combinatória, matemática discreta e álgebra. Trabalhos mais citados:

Prof. Dr. Ernesto G. Birgin
Imagem : ICCOPT 2022

Ernesto G. Birgin

Professor titular desde 2015, desenvolve pesquisas nas áreas de otimização matemática, algoritmos e análise matemática. Trabalhos mais citados:

Heleno Bolfarine

Professor titular, falecido em 2021, realizou pesquisas principalmente nas áreas de estatística e distribuição (probabilidade). Trabalhos mais citados:

Esses trabalhos mais citados, assim como toda a produção científica, acadêmica e técnica do IME, podem ser acessados por toda a comunidade no Repositório da Produção USP (ReP).

Ranking completo disponível para consulta disponível em Research.com.

Texto adaptado da Agência FAPESP.

Por Eliana Mara Martins Ramalho e Stela Madruga | Biblioteca do IME-USP