NUMEC-USP busca voluntários para pesquisa em neurociência

Os testes em neurociência estão sendo realizados no NUMEC-USP na Cidade Universitária – Butantã – São Paulo. Saiba como participar.

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade (NUMEC-USP), sediado no IME-USP, busca voluntários para participarem do experimento “Assinaturas eletrofisiológicas e comportamentais associadas à identificação de regularidades estatísticas em sequências de eventos do jogo do goleiro”. O voluntário precisa ter entre 18 e 60 anos e não possuir condição neurológica, ortopédica ou muscular que afete os membros superiores. A experiência acontece em um único dia, com a duração aproximada de 2 horas e meia e as etapas consistem em:

Voluntária do experimento com touca e eletrodos aplicados (NUMEC-USP)

1. Realização de cadastro em base de dados eletrônica.

2. Preenchimento de um questionário para verificação do nível de dominância manual (classificação do voluntário numa escala numérica de canhoto a destro).

3. Execução de um jogo de computador. No jogo, você controlará um goleiro em 1500 cobranças de pênaltis. O batedor é controlado pelo computador. Sua tarefa será adivinhar em qual direção o batedor irá chutar. A cada 500 cobranças será realizada uma pausa.

A etapa 3 é realizada com o voluntário sentado em uma cadeira confortável, com uma touca elástica na sua cabeça e eletrodos para medir sua atividade cerebral. Também são colocados eletrodos para medir a atividade ocular e muscular.

A pesquisa está sendo realizada no prédio do NUMEC ao lado do Instituto de Matemática e Estatística da USP, pelo projeto NeuroMat – FAPESP. O endereço é : Av. Prof. Luciano Gualberto, 1046-1242 – Butantã

Os interessados em participar devem encaminhar um e-mail para:

Prof. Dr. Paulo Cabral: paulorcpassos@numec.prp.usp.br

Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional com informações do NUMEC-USP