Junte-se à celebração do Dia Internacional da Matemática!

Celebrado mundialmente, o dia 14 de março foi proclamado pela UNESCO como o Dia Internacional da Matemática (IDM) em 2019. Desde então, ano após ano, todos os países são convidados a participar promovendo atividades, eventos e projetos que homenageiem a matemática e, de forma dinâmica e criativa, coloquem mais e mais pessoas em contato com ela. A data foi escolhida porque muitos países já a comemoravam como o Dia do Pi – 3/14 no padrão americano – em razão da famosa constante matemática cuja expansão decimal começa em 3,14.

Para potencializar a celebração, a União Internacional da Matemática, líder do projeto, anuncia anualmente um novo tema e lança um desafio para aqueles que escolhem participar. O tema  de 2024, “Brincando com a Matemática”, faz um elogio aos  jogos matemáticos, puzzles e outras atividades lúdicas, ao mesmo tempo que incentiva o “brincar” com a matemática por meio da exploração, da experimentação e da descoberta. Sob esse mote, o desafio do ano é o “math remix”, segundo o qual o participante deve misturar matemática a uma coisa ou lugar do dia a dia e compartilhar uma foto da sua criação.

No dia 14 de março, às 10h da manhã no horário de São Paulo, haverá uma webinar com diversas palestras cuja programação pode ser acessada no site da UNESCO. As palestras serão oferecidas em inglês e francês e, para participar, basta preencher o formulário de inscrição.

No mesmo dia, o Centro de Difusão e Ensino Matemateca do IME-USP, um órgão subordinado à Diretoria do Instituto cujo objetivo é a prestação de serviços referentes à divulgação da matemática, realizará uma pequena exibição em celebração ao IDM e como recepção aos novos calouros do IME. A exibição acontecerá no saguão do bloco B do IME e permanecerá exposta até o dia 18 de março.

Mais informações sobre a celebração e as atividades do Dia Internacional da Matemática estão disponíveis no site oficial.

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional