Joseph Yoder é nomeado Membro Ilustre da ACM em 2022

No último dia sete de dezembro, a ACM (Association for Computing Machinery), nomeou Joe Yoder como  membro ilustre por suas contribuições significativas para a ciência da computação.

Joseph Yoder, mais conhecido como Joe Yoder, foi nomeado como Distinguished Member (Membro Ilustre) no último dia sete de dezembro pela ACM (Association for Computing Machinery), em Nova Iorque, na categoria de Contribuições de Engenharia de Destaque para a Computação, com sua empresa, Refactory.

A seleção foi realizada pelos próprios colegas dos homenageados, também membros da associação. O presidente da ACM reforça que essa homenagem  considera tanto a realização quanto o  compromisso do profissional indicado. No geral, os Membros Ilustres deste ano trabalham nas principais universidades, corporações e instituições de pesquisa de vários países e, ao todo, são selecionados de acordo com suas contribuições em três categorias: educacional, de engenharia e científica.

O mais novo Membro Ilustre da ACM tem anos de experiência prática: ele conduziu revisões de arquitetura e design de aplicativos e sistemas corporativos, revisou o design e a implementação de vários sistemas e estruturas, forneceu avaliações e análises detalhadas de sistemas existentes, assistiu com estrutura e orientação a objetos desenvolvimento, projetou e executou treinamento personalizado e liderou várias equipes.

Para ser indicado, o membro precisa preencher alguns requisitos, como ter pelo menos 15 anos de experiência profissional na área de computação, cinco anos como membro profissional da ACM nos últimos dez anos e ter alcançado um nível significativo de realização ou causado um impacto na área da tecnologia da informação. Além disso, é esperado que o Membro Ilustre tenha servido como mentor e cumprido um papel exemplar, orientando o desenvolvimento da carreira técnica e contribuindo para o campo, superando as expectativas.

Yoder atualmente é colaborador do Departamento de Ciência da Computação do IME, já atuou em parceria com professores da Universidade de São Paulo e outras instituições internacionais, aconselhando e interagindo com alunos de doutorado e mestrado, além de ter participado de comissões de defesa de doutorado duas vezes.

Por: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional