Membros do grupo de extensão MaratonUSP se destacam na primeira fase da Maratona SBC de Programação

Estudantes da USP, membros do grupo de extensão MaratonUSP, representando dez times compostos por três alunos cada time, participaram da primeira fase da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, que aconteceu no dia 8 de outubro de 2022. 28 times competiram na sede de São Paulo, realizada nas dependências do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), mais de 550 times competiram em todo Brasil e mais de mil na América Latina. Os times brasileiros disputaram vagas para a final nacional, que está prevista para ocorrer em março de 2023, em Campo Grande – MS.

Participantes da maratona no dia do evento (Foto: reprodução MaratonUSP)

Os cinco melhores colocados da sede São Paulo foram do MaratonUSP e, na classificação nacional, dois times do MaratonUSP ficaram entre os vinte melhores e foram classificados para a final brasileira.

Classificações obtidas pelos estudantes:

MembrosSão PauloNacional
Nathan Martins, Willian Mori e Willian Wang
Antonio Hachisuca, Matheus Ferreira e Gabriel Mendonça, 16º
Felipe Noronha, Bento Bruno Pereira e Raphael Silva46º
Marcelo Lage, Rafael Sesoko e Otávio Silva54º
Gustavo Carlos, Cássio Cancio e João Guilherme Santos59º
Ian Takose, Juliana Hosne Nakata e Luiz Felipe Schmitt131º
Eduardo Figueredo Pacheco, Mariana Misu e Maysa Cristina Claudino da Silva10º140º
Anna Beatriz Serikyaku, Thalita Silva e Lais Rossman15º194º
Tássyla Lima, Bárbara Bueno e Henrique Eduardo17º206º
Mateus Pinheiro Negocia, Lucas Rodrigues e Juan D’Angelo19º235º

A Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação existe desde o ano de 1996 e nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, e se destina a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três estudantes, que tentam resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

O grupo de extensão MaratonUSP oferece aulas, treinos e divulgação de materiais de apoio para a Maratona de Programação, Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e outras Olimpíadas de Conhecimento. Veja como participar do grupo de extensão na página de contato

Placar final do Brasil
Maratona SBC de Programação