Treinos 2025

Treinos semanais, venha resolver problemas, pedir dicas, simular contests e aprender novos tópicos.
Aberto a todos, com experiência ou não.

Sextas a partir das 12h no CEC

Listas de problemas
Fale conosco
Seletivas
Online Judge
Aulas
História

Todos

No dia 16 de agosto ocorreu a Seletiva USP para a Maratona SBC de Programação. A Seletiva é o evento que define os times que irão representar a USP na Maratona de Programação. O evento foi organizado pelo grupo MaratonUSP, com apoio do Departamento de Ciência da Computação e patrocínio da Alura.

Veja o álbum de fotos do evento

Neste ano, participaram 19 equipes, totalizando 57 competidores da USP e convidados da UFABC. Os melhores colocados garantiram vaga para representar a universidade na Maratona SBC de Programação.

Os grandes campeões foram os integrantes do time Arqui-inimigos do Veo Lalente.

campeões

Além dos campeões, também se classificaram para a Maratona SBC de Programação os times:

  • Here’s my number: 998244353, so call me maybe
  • Torcicolo
  • Baião de dois, Dogão de Osasco e Pastel de feira (vaga feminina)
  • forEACH (vaga de ingressantes)

A classificação considerou as melhores colocações no placar geral, além de vagas exclusivas para o melhor time feminino e o melhor time de ingressantes, conforme regulamento. A USP também enviará mais dois times classificados pelo Treinamento Individual, a serem definidos posteriormente.

Placar final

Placar

Mirror da prova

O mirror da prova aconteceu simultaneamente no Codeforces:

A prova possui enunciados em português e inglês, que podem ser acessados diretamente no Codeforces.

Patrocinadores

O Treinamento Individual de 2025 consiste de várias provas cuja intenção principal é preparar os alunos do campus Butantã da USP para competir na Maratona de Programação. As provas estão pensadas para todos os níveis de competidores e são cobrados assuntos diversos que costumam cair na Maratona de Programação. Desta forma, na etapa de Upsolving (ver embaixo), os alunos podem aprender mais sobre esses conteúdos.

Essa provas também têm uma intenção secundária: os melhores competidores dessas provas serão selecionados para representar a USP na Maratona de Programação. Existe outra prova, a Seletiva USP, que seleciona equipes, formadas a priori, para representar a USP na Maratona.

A primeira prova do Treinamento Individual iniciará 00:00 do dia 12/05 (segunda-feira).

Regras gerais

  • Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.

  • É permitido participar do Treinamento Individual e também dela Seletiva USP. As vagas são primeiramente definidas pelo resultado da Seletiva USP e as vagas remanescentes são dedicadas aos melhores classificados no Treinamento Individual que não foram classificados pela Seletiva USP.

  • Os participantes classificados pela Seletiva USP irão para a competição com suas respectivas equipes. Já os classificados pelo Treinamento Individual deverão formar as equipes entre si.

Formato Treinamento Individual 2025

  • O Treinamento Individual consistirá de várias provas que ocorrerão no decorrer do primeiro semestre de 2025.

  • Ele será realizado pela plataforma vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta nela.

  • Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving. Ambas ficam abertas por uma semana.

  • A Prova Oficial deve ser realizada por cada competidor em um período contínuo de 4 horas (240 minutos).

  • Para fins de controle, cada Prova Oficial terá um formulário que deve ser preenchido com a indicação do tempo que constar como ELAPSED na página da prova no vjudge do começo de sua realização. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!

  • É solicitado que cada participante só leia a Prova Oficial após o preenchimento do formulário, pois consideraremos isso como o início da participação na prova oficial.

  • Os links necessários para participar serão divulgados no Canal do MaratonUSP no Telegram.

  • Depois da semana da Prova Oficial, a Prova Upsolving vai ser aberta no mesmo grupo do vjudge. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas eles podem ser resolvidos sem a restrição de 240 minutos. Todos os problemas não resolvidos na Prova Oficial que forem resolvidos na Prova Upsolving serão contabilizados.

Colaboração e uso da internet

  • Não é permitido troca de código das soluções.

  • Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) é proibido procurar pela solução do problema (tanto a ideia quanto o código) na internet.

  • Se o participante souber que um certo problema requer alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, é permitido procurar na internet ou em livros sobre o conceito, tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. No entanto, é proibido copiar e colar o código diretamente. Um dos objetivos dessas provas é o aprendizado de novos algoritmos pelo participante, de modo que ele entenda como aplicá-los aos problemas, e não somente da sua aplicação como “caixa preta”.

  • Durante a Prova Oficial, os participantes não podem discutir sobre a ideia e o código dos problemas entre si.

  • Durante a Prova Upsolving, é altamente recomendado que os participantes colaborem por meio da troca de ideias e de dicas.

  • Caso seja detectado alguma infração a um dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.

Pontuação e critério de desempate

  • Todo aluno ou aluna que preencher pelo menos um dos formulários das Provas Oficiais está se inscrevendo no Treinamento Individual.

  • Cada questão resolvida em Prova Oficial vale 2 pontos.

  • Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.

  • A classificação ocorre pelo seguinte critério:

    1. Maior soma total dos pontos;
    2. Menor número total de respostas erradas;
    3. Maior rating máximo no Codeforces;
    4. Maior idade.

Nesse domingo, 06/04, às 14h no CEC teremos a Seletiva para a I Maratona Paulista de Programação (MPP). A MPP é uma competição que se destina a estudantes dos cursos de graduação e início da pós-graduação de universidades presentes no estado de São Paulo.

A MPP é inspirada no ICPC (International Collegiate Programming Contest) - a maior competição de estudantes universitários de programação do mundo, seguindo seu modelo de competição, de prova e de formação de times. Sendo assim, é um evento preparatório para estudantes do estado de São Paulo que queiram participar desta competição. Em 2025, ocorrerá na Universidade Federal do ABC, campus Santo André, no dia 17 de maio!

Inscreva-se para a seletiva aqui.

Grupal

Dia 10 de Agosto ocorreu a Seletiva USP para a Maratona SBC de Programação. A seletiva é um evento que visa selecionar os times que vão representar a USP, Campus Butantã, na Maratona de Programação temporada 2024-2025. A seletiva USP ocorre desde 1997. Desde 2015 a seletiva é organizada pelo grupo MaratonUSP com apoio do Departamento de Ciência da Computação, em especial dos docentes Carlos Eduardo Ferreira e Marcel K. de Carli Silva. Nos últimos anos, o evento contou com apoio e patrocínio indispensáveis da Alura.

Neste ano, na seletiva, participaram 17 times, totalizando 51 competidores da USP e da UFABC. Os melhores colocados do campus Butantã se classificam para representar a universidade na Maratona SBC de Programação.

Os grandes campeões foram Gabriel Caiaffa, Matheus Ferreira e Willian Wang, do time desculpa mae eu uso FFT.

campeões

Além deles, os times

sabrina por favor deixa eu ver as crianças (Cauê da Costa, Marcelo Lage e Pedro Miguelez)

Patrol Fighters Z (Otávio Silva, Pedro Simões e Rafael Sesoko)

pescocinho (Arthur Santos, Roberto Crepaldi, Vladimir Arauzo)

Sereja Japonesa (Daniel Sesoko, Guilherme Osato e Sara Abe)

baião de dois and it’s the same but there’s a new person so it’s not (Beatriz Costa, Mariana Misu e Maysa Cristina da Silva)

busp provisório (Fernando de Souza, Renata Hobold, Vinicius Paz)

também se classificaram para maratona de programação.

A classificação das equipes não foi apenas baseada nas melhores colocações, senão que também tivemos vagas exclusivas para melhor time de ingressantes, melhor time feminino e melhor time de ingressantes com maior participação feminina, da mesma forma em que te sido aplicado nos últimos anos.

Placar final

Placar

Mirror da prova

No sábado 17 de agosto, 14:00, teremos um mirror da prova no Codeforces. A prova ficará disponível no Gym depois do mirror.

A prova possui enunciados em português e inglês que poderão ser acessados diretamente no Codeforces.

Patrocinadores

O Treinamento Individual de 2024 consiste de várias provas cuja intenção principal é preparar os alunos do campus Butantã da USP para competir na Maratona de Programação. As provas estão pensadas para todos os níveis de competidores e são cobrados assuntos diversos que costumam cair na Maratona de Programação. Desta forma, na etapa de Upsolving (ver embaixo), os alunos podem aprender mais sobre esses conteúdos.

Essa provas também têm uma intenção secundária: os melhores competidores dessas provas serão selecionados para representar a USP na Maratona de Programação. Existe outra prova, a Seletiva USP, que seleciona equipes, formadas a priori, para representar a USP na Maratona.

A primeira prova do Treinamento Individual iniciará 00:00 do dia 29/04 (segunda-feira). Já a Seletiva USP será realizada no dia 10/08.

Regras gerais

  • Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.

  • É permitido participar do Treinamento Individual e também dela Seletiva USP. As vagas são primeiramente definidas pelo resultado da Seletiva USP e as vagas remanescentes são dedicadas aos melhores classificados no Treinamento Individual que não foram classificados pela Seletiva USP.

  • Os participantes classificados pela Seletiva USP irão para a competição com suas respectivas equipes. Já os classificados pelo Treinamento Individual deverão formar as equipes entre si.

Formato Treinamento Individual 2024

  • O Treinamento Individual consistirá de várias provas que ocorrerão no decorrer do primeiro semestre de 2024.

  • Ele será realizado pela plataforma vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta nela.

  • Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving. Ambas ficam abertas por uma semana.

  • A Prova Oficial deve ser realizada por cada competidor em um período contínuo de 4 horas (240 minutos).

  • Para fins de controle, cada Prova Oficial terá um formulário que deve ser preenchido com a indicação do tempo que constar como ELAPSED na página da prova no vjudge do começo de sua realização. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!

  • É solicitado que cada participante só leia a Prova Oficial após o preenchimento do formulário, pois consideraremos isso como o início da participação na prova oficial.

  • Os links necessários para participar serão divulgados no Canal do MaratonUSP no Telegram.

  • Depois da semana da Prova Oficial, a Prova Upsolving vai ser aberta no mesmo grupo do vjudge. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas eles podem ser resolvidos sem a restrição de 240 minutos. Todos os problemas não resolvidos na Prova Oficial que forem resolvidos na Prova Upsolving serão contabilizados.

Colaboração e uso da internet

  • Não é permitido troca de código das soluções.

  • Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) é proibido procurar pela solução do problema (tanto a ideia quanto o código) na internet.

  • Se o participante souber que um certo problema requer alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, é permitido procurar na internet ou em livros sobre o conceito, tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. No entanto, é proibido copiar e colar o código diretamente. Um dos objetivos dessas provas é o aprendizado de novos algoritmos pelo participante, de modo que ele entenda como aplicá-los aos problemas, e não somente da sua aplicação como “caixa preta”.

  • Durante a Prova Oficial, os participantes não podem discutir sobre a ideia e o código dos problemas entre si.

  • Durante a Prova Upsolving, é altamente recomendado que os participantes colaborem por meio da troca de ideias e de dicas.

  • Caso seja detectado alguma infração a um dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.

Pontuação e critério de desempate

  • Todo aluno ou aluna que preencher pelo menos um dos formulários das Provas Oficiais está se inscrevendo no Treinamento Individual.

  • Cada questão resolvida em Prova Oficial vale 2 pontos.

  • Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.

  • A classificação ocorre pelo seguinte critério:

    1. Maior soma total dos pontos;
    2. Menor número total de respostas erradas;
    3. Maior rating máximo no Codeforces;
    4. Maior idade.