Realizamos no domingo, 19 de agosto de 2001 a seletiva interna do IME-USP para a escolha dos times que representarão o instituto. Os times selecionados foram os seguintes:

  • Graduação
    • Carlos Henrique Cardonha e Marcel Kenji de Carli Silva
    • Antonio João Ferreira Francisco e David Paulo Pereira
    • Jay Clei Garcia dos Santos e Alessandro Wilner
  • Pós Graduação
    • Pedro Luiz Eira Velha
    • Caetano Jimenez Carezzato
    • Ricardo Bueno Cordeiro

Placar, estatísticas, problemas, etc.

Realizamos no domingo, 20 de agosto de 2000 a seletiva interna do IME-USP para a escolha dos times que representarão o instituto.

Placar, estatísticas, problemas, etc.

Realizamos no domingo, 22 de agosto de 1999 a seletiva interna do IME-USP para a escolha dos times que representarão o instituto.

Placar, estatísticas, problemas, etc.

O Departamento de Ciência da Computação da USP está organizando o IV SOFTEST - II Maratona de Programação, um concurso de programação aberto aos alunos da USP. O concurso ocorrerá nos moldes do concurso realizado todos os anos pela ACM, o ACM International Programming Contest. Em 1999 as finais do Concurso da ACM serão realizadas em Eindhoven, Holanda.

Esta maratona ajudará a montar equipes da USP para participar do concurso da ACM. A preliminar sulamericana deste concurso ocorrerá em meados de novembro, na USP.

O concurso será aberto em três categorias:

  • pós-graduação
  • senior (duplas)
  • junior (duplas)

Na primeira categoria concorrerão alunos de pós-graduação de qualquer curso da USP, que farão individualmente os exercícios propostos. Na categoria senior poderão concorrer alunos de qualquer curso da USP que tenham cursado, na época do concurso, pelo menos duas disciplinas envolvendo programação. Os alunos poderão resolver os problemas em duplas. A categoria junior é reservada para alunos que, na época da realização do exame, tenham cursado apenas uma disciplina envolvendo programação. Os alunos também trabalharão em duplas nesta categoria.

Durante a realização do concurso os participantes receberão alguns problemas de diferentes níveis de dificuldade (compatíveis com a categoria) e deverão desenvolver programas de computador para resolvê-los em Pascal, C ou C++. Será aplicada aos programas uma bateria de testes (desconhecida pelos concorrentes). Serão consideradas vencedoras as equipes que conseguirem resolver o maior número de problemas no menor tempo. Serão premiadas as melhores equipes em cada categoria.

Placar, estatísticas, problemas, etc. (Sênior)

Placar, estatísticas, problemas, etc. (Júnior)

No dia 23 de agosto realizamos a I Maratona de Programação dos alunos da USP, que selecionou o time que representará nosso curso no Concurso de Programação a se realizar em novembro na Unicamp.

A prova foi a mesma para todas as equipes, independente do conhecimento anterior. De qualquer forma, os alunos estavam divididos em três categorias: pós-graduação, senior e junior. Os alunos inscritos podem ser vistos na lista de participantes. O concurso foi realizado na sala 6 do CEC (agradecimentos à direção do CEC).

Veja as questões da prova. Pode ser visto que o nível de dificuldade das questões foi inferior ao que costuma ser o nível do Concurso da ACM, e a equipe vencedora deverá ser treinada para representar bem a USP no concurso nacional.

Os times tiveram 5 horas para resolver as questões propostas, sendo que cada time podia utilizar apenas um computador. Quando resolviam (ou achavam que resolviam :-)) uma das questões propostas levavam uma cópia do fonte do programa ao cronometrista do concurso, que anotava a hora em que o disquete foi submetido na folha do problema. Esse programa era então verificado por uma equipe de testes que devolvia o resultado do teste (correto ou incorreto), sem, entretanto, dar outras dicas de onde o programa apresentava falhas.

A equipe que resolvesse o maior número de problemas seria declarada vencedora. A fim de tratar de desempates, seria considerado o tempo total acumulado para solucionar os problemas. Ou seja, para cada problema correto apresentado por uma equipe seria contabilizado o tempo da competição desde o início mais uma penalização de 20 minutos a cada submissão incorreta do mesmo problema. Todas essas regras seguem rigorosamente o esquema utilizado pela ACM em suas competições.

Caso ocorressem perguntas aos concorrentes, essas eram formuladas à equipe de testes e coordenação que as respondia e distribuía cópias das perguntas e respostas a todos os competidores.

O resultado final da competição foi o seguinte

Equipe Categoria Problemas resolvidos Tempo acumulado
Eduardo Garcia de Freitas
Sergio Gabriel Tavares
Senior 4 9:47
Luciano Micheletti Hespanhol
Marcio Grossi de Almeida
Senior 4 10:06
Dan Faccio
Daniel B. Garcia
Junior 3 9:03
Aritanan B.G. Gruber Pós 3 9:23
Ildefonso Junior Zanette
Leonardo R. Almeida(*)
Senior 2 5:35
Luciano Silva Pós 2 8:14
Daniel O. Dantas
Tiago C. Garjaka
Senior 2 9:03
Frederico A. Mourad
Marcelo L. Augusto
Junior 2 9:15
Igor N. Camargo
Marcelo M. Ventura
Junior 1 4:31
Edson T.de Almeida(*)
Jofre L.S. Calvet
Junior    

(*) Os competidores não puderam aparecer.

As outras equipes inscritas não apareceram no dia da competição. As equipes destacadas foram as vencedoras da competição em suas categorias. A premiação do concurso será feita durante o III IME Softest, de 22 a 24 de outubro de 1997.

Problemas ocorridos durante a competição

Alguns problemas ocorreram, dos quais devemos aprender para as próximas edições do evento:

  • Acreditamos que deveriam ter sido mantidas cópias de todas as versões dos programas entregues pelos competidores, a fim de poder, a posteriori, verificar se houve algum problema na fase de testes.
  • A permissão de usar a linguagem C ou Pascal trouxe dificuldades extras para a equipe de testes (que tinha de passar de um compilador para o outro) e também para os próprios testes (por causa da diferença de tratamento de fim de linha nas duas linguagens).

Coordenação da Maratona

  • Carlos E. Ferreira
  • Cristina G. Fernandes
  • Dilma M. da Silva
  • José Coelho de Pina Jr
  • José Augusto R. Soares
  • Kunio Okuda