As Seletivas são provas com o intuito de selecionar os alunos que representarão o campus Butantã da USP na Maratona de Programação. Existem duas modalidades: a Seletiva Individual, em que os alunos competem individualmente e os classificados formarão times, a Seletiva USP, em que as equipes são formadas a priori e competem entre si pelas vagas.

A primeira prova da Seletiva Individual iniciará 00:00 do dia 17/04 (segunda-feira). Já a Seletiva USP será realizada no início do segundo semestre, mais informações disponibilizadas em breve.

Regras gerais

  • Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.

  • É permitido participar das duas modalidades. As vagas são primeiramente definidas pelo resultado da Seletiva USP e as vagas remanescentes são dedicadas aos mais bem classificados na Seletiva Individual que já não foram classificados pela Seletiva USP.

  • Os participantes classificados pela Seletiva USP irão para a competição com suas respectivas equipes. Já os classificados pela Seletiva Individual deverão formar as equipes entre si.

Formato Seletiva Individual 2023

  • A Seletiva Individual consistirá de várias provas que ocorrerão no decorrer do primeiro semestre de 2023.

  • Ela será realizada pela plataforma vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta nela.

  • Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving. Ambas ficam abertas por uma semana.

  • A Prova Oficial deve ser realizada por cada competidor em um período contínuo de 4 horas (240 minutos).

  • Para fins de controle, cada Prova Oficial terá um formulário que deve ser preenchido com a indicação do tempo que constar como ELAPSED na página da prova no vjudge do começo de sua realização. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!

  • É solicitado que cada participante só leia a Prova Oficial após o preenchimento do formulário, pois consideraremos isso como o início da participação na prova oficial.

  • Os links necessários para participar serão divulgados no Canal do MaratonUSP no Telegram.

  • Depois da semana da Prova Oficial, a Prova Upsolving vai ser aberta no mesmo grupo do vjudge. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas eles podem ser resolvidos sem a restrição de 240 minutos. Todos os problemas não resolvidos na Prova Oficial que forem resolvidos na Prova Upsolving serão contabilizados.

Colaboração e uso da internet

  • Não é permitido troca de código das soluções.

  • Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) é proibido procurar pela solução do problema (tanto a ideia quanto o código) na internet.

  • Se o participante souber que um certo problema requer alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, é permitido procurar na internet ou em livros sobre o conceito, tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. No entanto, é proibido copiar e colar o código diretamente. Um dos objetivos dessas provas é o aprendizado de novos algoritmos pelo participante, de modo que ele entenda como aplicá-los aos problemas, e não somente da sua aplicação como “caixa preta”.

  • Durante a Prova Oficial, os participantes não podem discutir sobre a ideia e o código dos problemas entre si.

  • Durante a Prova Upsolving, é altamente recomendado que os participantes colaborem por meio da troca de ideias e de dicas.

  • Caso seja detectado alguma infração a um dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.

Pontuação e critério de desempate

  • Todo aluno ou aluna que preencher pelo menos um dos formulários das Provas Oficiais está se inscrevendo na Seletiva Individual.

  • Cada questão resolvida em Prova Oficial vale 2 pontos.

  • Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.

  • A classificação ocorre pelo seguinte critério:

    1. Maior soma total dos pontos;
    2. Menor número total de respostas erradas;
    3. Maior rating máximo no Codeforces;
    4. Maior idade.

A última semana marcou o início do Bixecamp 2023, o curso introdutório do MaratonUSP para programação competitiva. Neste ano, estamos oferecendo aulas às quartas-feiras para os alunos da Poli e às sextas-feiras para o público do IME, mas ambas são abertas a todos os interessados no assunto.

A primeira aula, lecionada pelo competidor Nathan Martins, consistiu na apresentação do grupo e no ensino dos conceitos básicos da linguagem C++, da compilação do código e do seu envio para plataformas de julgamento. Após a aula, os mais de 30 alunos puderam resolver problemas selecionados, com a presença de veteranos do grupo para auxiliá-los.

Agradecemos todos os bixes por comparecerem e contamos com a presença de vocês nas próximas aulas no CEC, às quartas e sextas. Confira o cronograma para as próximas aulas para o IME:

Lembramos que a segunda aula será só na próxima semana, devido ao recesso da USP.

Caso tenha perdido, visite nosso canal no youtube, no qual é possível encontrar gravações das aulas do BixeCamp dos anos anteriores.

todos

Os times da USP tiveram um bom desempenho na Final Brasileira da Maratona de Programação de 2022, realizada em Campo Grande (MS) entre os dias 16 e 18 de março. Foram 60 times brasileiros nessa fase da competição, cuja prova é compartilhada com outros países da América Latina, totalizando 309 times.

Nossos times

MWNWMWNNWMWNWN

MWNWMWNNWMWNWN

O time composto por Nathan Martins, Willian Mori e Willian Wang resolveu 7 problemas e teve 884 de penalidade, conquistando o 7º lugar no Brasil e 16º na América Latina.

zzz

zzz

O time formado por Antonio Hachisuca, Matheus Ferreira e Gabriel Caiaffa resolveu 4 problemas com um total de 540 de penalidade, ficando em 24º lugar no Brasil e 50º na América Latina.

Para mais informações, confira o placar oficial da competição.

Participantes

No dia 08 de Outubro aconteceu a primeira fase da Maratona SBC de Programação, participaram mais de 550 times de todo Brasil e mais de mil na América Latina. A sede de São Paulo foi no IPT, onde competiram 28 times. Os times brasileiros disputam vagas para a final brasileira, que está planejada para ocorrer em março de 2023, em Campo Grande.

Neste ano participaram 10 times da USP (campus Butantã), e nossos times tiveram um bom desempenho!

Confira o placar final do Brasil.

Dois dos nossos times ficaram no top 20 do Brasil! Aleḿ disso, esses dois times se classificaram para a final brasileira.

Os Coaches são Gabriel Morete de Azevedo, Jiang Zhi e Enrique Junchaya.

Placar subreg

MWNWMWNNWMWNWN

Formado por Nathan Martins, Willian Mori e Willian Wang, ficou em 1° lugar na sede São Paulo, e em 6° lugar no Brasil! Classificado para final brasileira

Participantes

zzz

Formado por Antonio Hachisuca, Matheus Ferreira e Gabriel Mendonça, ficou em 2° lugar na sede São Paulo, e em 16° lugar no Brasil! Classificado para final brasileira

Participantes

O time de cima é trouxa

Formado por Felipe Noronha, Bento Bruno Pereira e Raphael Silva, ficou em 3° lugar na sede São Paulo, e em 46° lugar no Brasil.

agora vai

Formado por Marcelo Lage, Rafael Sesoko e Otávio Silva, ficou em 4° lugar na sede São Paulo, e em 54° lugar no Brasil.

Participantes

www.nathan.tb.fc

Formado por Gustavo Carlos, Cássio Cancio e João Guilherme Santos, ficou em 5° lugar na sede São Paulo, e em 59° lugar no Brasil.

Participantes

Aprendizes de Cearense

Formado por Ian Takose, Juliana Hosne Nakata e Luiz Felipe Schmitt, ficou em 9° lugar na sede São Paulo, e na 131ª posição no Brasil.

Participantes

Hawls

Formado por Eduardo Figueredo Pacheco, Mariana Misu e Maysa Cristina Claudino da Silva, ficou em 10° lugar na sede São Paulo, e na 140ª posição no Brasil.

Participantes

Programa Delas

Formado por Anna Beatriz Serikyaku, Thalita Silva e Lais Rossman, ficou em 15° lugar na sede São Paulo, e na 194ª posição no Brasil.

Participantes

Capivara Digital

Formado por Tássyla Lima, Bárbara Bueno e Henrique Eduardo, ficou na 17ª posição na sede São Paulo, e na 206ª posição no Brasil.

Participantes

Bitolados

Formado por Mateus Pinheiro Negocia, Lucas Rodrigues e Juan D’Angelo, ficou na 19ª posição na sede São Paulo, e na 235ª posição no Brasil.

Participantes

Geral

Sábado, dia 17 de Setembro, ocorreu a Seletiva USP para a Maratona SBC de Programação. A seletiva é um evento que objetiva selecionar os times que vão representar a USP, Campus Butantã, na Maratona de Programação temporada 2022-2023.

Neste ano, na seletiva, participaram 23 times, totalizando 69 competidores do IME, POLI e EACH e também da UFABC. Os melhores colocados do campus Butantã se classificam para representar a universidade na Maratona SBC de Programação. A seletiva USP ocorre desde 1997. Desde 2015 a seletiva é organizada pelo grupo MaratonUSP com apoio do Departamento de Ciência da Computação, em especial dos docentes Carlos Eduardo Ferreira e Marcel K. de Carli Silva. Nos últimos anos, o evento contou com apoio e patrocínio indispensáveis da Alura.

Os grandes campeões foram Thiago Oliveira, Gustavo Carlos e Antonio Hachisuca, time [IME]www.nathan.tb.fc.

nathan

Além deles, os times

[IME]MWNWMWNNWMWNWN (Nathan Martins, Willian Mori e Willian Wang)

[IME]zzz (Gabriel Caiaffa, Gabriel Geraldino e Matheus Ferreira)

[IME]O time de cima é trouxa (Bento Pereira, Felipe Noronha e Raphael Silva)

[IME]agora vai (Marcelo Lage, Otávio Silva e Rafael Sesoko)

[IME]Programa Delas (Anna Beatriz Serikyaku, Lais Rossman e Thalita Silva)

[IME]Hawls (Beatriz Costa, Mariana Misu e Maysa Cristina da Silva)

também se classificaram para maratona de programação.

Esse ano tivemos afirmativas para fomentar a participação feminina, seguindo as ações seguidas na maratona de programação. Dos 21 classificados para a competição, 6 são meninas.

Placar final

Convite

A prova possui statements em português e inglês que podem ser acessados diretamente nos problemas no contest na Gym do Codeforces.

Maratonusp

Patrocinadores