Seletiva Individual 2023
As Seletivas são provas com o intuito de selecionar os alunos que representarão o campus Butantã da USP na Maratona de Programação. Existem duas modalidades: a Seletiva Individual, em que os alunos competem individualmente e os classificados formarão times, a Seletiva USP, em que as equipes são formadas a priori e competem entre si pelas vagas.
A primeira prova da Seletiva Individual iniciará 00:00 do dia 17/04 (segunda-feira). Já a Seletiva USP será realizada no início do segundo semestre, mais informações disponibilizadas em breve.
Regras gerais
-
Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.
-
É permitido participar das duas modalidades. As vagas são primeiramente definidas pelo resultado da Seletiva USP e as vagas remanescentes são dedicadas aos mais bem classificados na Seletiva Individual que já não foram classificados pela Seletiva USP.
-
Os participantes classificados pela Seletiva USP irão para a competição com suas respectivas equipes. Já os classificados pela Seletiva Individual deverão formar as equipes entre si.
Formato Seletiva Individual 2023
-
A Seletiva Individual consistirá de várias provas que ocorrerão no decorrer do primeiro semestre de 2023.
-
Ela será realizada pela plataforma vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta nela.
-
Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving. Ambas ficam abertas por uma semana.
-
A Prova Oficial deve ser realizada por cada competidor em um período contínuo de 4 horas (240 minutos).
-
Para fins de controle, cada Prova Oficial terá um formulário que deve ser preenchido com a indicação do tempo que constar como ELAPSED na página da prova no vjudge do começo de sua realização. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!
-
É solicitado que cada participante só leia a Prova Oficial após o preenchimento do formulário, pois consideraremos isso como o início da participação na prova oficial.
-
Os links necessários para participar serão divulgados no Canal do MaratonUSP no Telegram.
-
Depois da semana da Prova Oficial, a Prova Upsolving vai ser aberta no mesmo grupo do vjudge. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas eles podem ser resolvidos sem a restrição de 240 minutos. Todos os problemas não resolvidos na Prova Oficial que forem resolvidos na Prova Upsolving serão contabilizados.
Colaboração e uso da internet
-
Não é permitido troca de código das soluções.
-
Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) é proibido procurar pela solução do problema (tanto a ideia quanto o código) na internet.
-
Se o participante souber que um certo problema requer alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, é permitido procurar na internet ou em livros sobre o conceito, tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. No entanto, é proibido copiar e colar o código diretamente. Um dos objetivos dessas provas é o aprendizado de novos algoritmos pelo participante, de modo que ele entenda como aplicá-los aos problemas, e não somente da sua aplicação como “caixa preta”.
-
Durante a Prova Oficial, os participantes não podem discutir sobre a ideia e o código dos problemas entre si.
-
Durante a Prova Upsolving, é altamente recomendado que os participantes colaborem por meio da troca de ideias e de dicas.
-
Caso seja detectado alguma infração a um dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.
Pontuação e critério de desempate
-
Todo aluno ou aluna que preencher pelo menos um dos formulários das Provas Oficiais está se inscrevendo na Seletiva Individual.
-
Cada questão resolvida em Prova Oficial vale 2 pontos.
-
Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.
-
A classificação ocorre pelo seguinte critério:
- Maior soma total dos pontos;
- Menor número total de respostas erradas;
- Maior rating máximo no Codeforces;
- Maior idade.