Treinamento Individual 2024
O Treinamento Individual de 2024 consiste de várias provas cuja intenção principal é preparar os alunos do campus Butantã da USP para competir na Maratona de Programação. As provas estão pensadas para todos os níveis de competidores e são cobrados assuntos diversos que costumam cair na Maratona de Programação. Desta forma, na etapa de Upsolving (ver embaixo), os alunos podem aprender mais sobre esses conteúdos.
Essa provas também têm uma intenção secundária: os melhores competidores dessas provas serão selecionados para representar a USP na Maratona de Programação. Existe outra prova, a Seletiva USP, que seleciona equipes, formadas a priori, para representar a USP na Maratona.
A primeira prova do Treinamento Individual iniciará 00:00 do dia 29/04 (segunda-feira). Já a Seletiva USP será realizada no dia 10/08.
Regras gerais
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Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.
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É permitido participar do Treinamento Individual e também dela Seletiva USP. As vagas são primeiramente definidas pelo resultado da Seletiva USP e as vagas remanescentes são dedicadas aos melhores classificados no Treinamento Individual que não foram classificados pela Seletiva USP.
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Os participantes classificados pela Seletiva USP irão para a competição com suas respectivas equipes. Já os classificados pelo Treinamento Individual deverão formar as equipes entre si.
Formato Treinamento Individual 2024
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O Treinamento Individual consistirá de várias provas que ocorrerão no decorrer do primeiro semestre de 2024.
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Ele será realizado pela plataforma vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta nela.
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Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving. Ambas ficam abertas por uma semana.
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A Prova Oficial deve ser realizada por cada competidor em um período contínuo de 4 horas (240 minutos).
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Para fins de controle, cada Prova Oficial terá um formulário que deve ser preenchido com a indicação do tempo que constar como ELAPSED na página da prova no vjudge do começo de sua realização. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!
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É solicitado que cada participante só leia a Prova Oficial após o preenchimento do formulário, pois consideraremos isso como o início da participação na prova oficial.
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Os links necessários para participar serão divulgados no Canal do MaratonUSP no Telegram.
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Depois da semana da Prova Oficial, a Prova Upsolving vai ser aberta no mesmo grupo do vjudge. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas eles podem ser resolvidos sem a restrição de 240 minutos. Todos os problemas não resolvidos na Prova Oficial que forem resolvidos na Prova Upsolving serão contabilizados.
Colaboração e uso da internet
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Não é permitido troca de código das soluções.
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Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) é proibido procurar pela solução do problema (tanto a ideia quanto o código) na internet.
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Se o participante souber que um certo problema requer alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, é permitido procurar na internet ou em livros sobre o conceito, tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. No entanto, é proibido copiar e colar o código diretamente. Um dos objetivos dessas provas é o aprendizado de novos algoritmos pelo participante, de modo que ele entenda como aplicá-los aos problemas, e não somente da sua aplicação como “caixa preta”.
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Durante a Prova Oficial, os participantes não podem discutir sobre a ideia e o código dos problemas entre si.
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Durante a Prova Upsolving, é altamente recomendado que os participantes colaborem por meio da troca de ideias e de dicas.
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Caso seja detectado alguma infração a um dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.
Pontuação e critério de desempate
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Todo aluno ou aluna que preencher pelo menos um dos formulários das Provas Oficiais está se inscrevendo no Treinamento Individual.
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Cada questão resolvida em Prova Oficial vale 2 pontos.
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Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.
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A classificação ocorre pelo seguinte critério:
- Maior soma total dos pontos;
- Menor número total de respostas erradas;
- Maior rating máximo no Codeforces;
- Maior idade.