ENEM USP: a nova forma de ingresso da Universidade de São Paulo

As inscrições para o ENEM USP 2023 estão abertas até 31 de janeiro

Com o objetivo de agilizar o processo de ingresso de novos estudantes que realizam o ENEM, a Pró-Reitoria de Graduação traz a proposta do ENEM USP a partir de 2023. As vantagens desse novo método é permitir que todos os alunos participem da Semana de Recepção aos Calouros, que visa reforçar o sentimento de pertencimento à Universidade, além de garantir que a maioria inicie as atividades acadêmicas ao mesmo tempo.

Vídeo explicativo sobre o ENEM USP, disponível no YouTube

Nessa versão de 2023, será possível usar a nota do ENEM tradicional realizado em 2022 para ingressar já no primeiro semestre letivo deste ano. Os interessados devem acessar o portal da FUVEST, na aba “ENEM USP”, para realizar sua candidatura. É importante ressaltar que, caso seja feita mais de uma inscrição para o mesmo estudante, todas serão anuladas, pois não é permitido que um candidato se inscreva mais de uma vez.

Já no portal, será possível escolher a área de estudo de seu interesse – Ciências Biológicas e da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas ou Ciências Humanas e Sociais – e selecionar pelo menos três opções de curso dentro da área escolhida, devendo ser dispostas em ordem de prioridade. De 13 a 15 de fevereiro, será possível mudar a escolha dos cursos pretendidos, exceto a área de estudo.

A taxa de inscrição é de R$ 10,00 , devendo ser paga até 31 de janeiro, com a possibilidade de solicitação de isenção. Para mais detalhes, acesse o edital completo e todos os anexos disponíveis no Linktree da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional (com informações da Pró-Reitoria de Graduação da USP)