Edital Comunicar Ciência da FAPESP oferece bolsas para estudantes de graduação

Bolsistas selecionados atuarão no desenvolvimento de conteúdo digital sobre Ciência da Computação

Lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho (FRM), o Edital Comunicar Ciência oferece bolsas na modalidade Jornalismo Científico I para estudantes de graduação atuarem na difusão da informação científica e tecnológica.

O valor das bolsas é de R$853,80 e têm duração de seis meses, período em que os estudantes selecionados deverão produzir episódios de podcast, vídeos/reels para redes sociais, videorreportagem ou reportagem escrita sobre projetos de pesquisas desenvolvidos em universidades e instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas do Estado de São Paulo.

No âmbito do Projeto Temático FAPESP “Tendências em Computação de Alto Desempenho”, coordenado pelo Prof. Alfredo Goldman, dois bolsistas atuarão no desenvolvimento de conteúdo digital sobre Ciência da Computação e terão a oportunidade de acompanhar mais de perto o desenvolvimento de pesquisas na área e de interagir com pesquisadores e docentes por meio de entrevistas e reuniões.

Os interessados em concorrer devem enviar um e-mail para gold@ime.usp.br (com cópia para camila.ap@ime.usp.br) com os seguintes dados: nome completo, Curso, Instituição/Unidade e Semestre que está cursando.

Para mais informações, acesse o Edital Comunicar Ciência.

O Projeto Temático FAPESP “Tendências em computação de alto desempenho: do gerenciamento de recursos a novas arquiteturas de computadores”

Busca-se juntar esforços e competências de diversos pesquisadores da Ciência da Computação na área de processamento de alto desempenho (HPC). O principal objetivo é promover pesquisa de alto impacto em duas áreas de HPC: gerenciamento de recursos e novas arquiteturas de computadores. Cada uma dessas áreas está dividida em diversos tópicos. Cada tópico é coordenado por um pesquisador experiente e conduzido com a ajuda de colaboradores e de estudantes. Com esse projeto, pretende-se fazer não apenas pesquisa, mas também aumentar a sinergia dos pesquisadores da área no Estado de São Paulo.

Texto: Edital Comunicar Ciência, adaptado por Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional