Conferência Final sobre Desigualdades de Gênero e Cor da Pele nas Áreas STEM encerra ciclo de seminários promovido pela PRIP-USP

O evento acontece nesta segunda-feira (22) e contará com transmissão ao vivo

A série de encontros “Mulheres na USP: construindo estratégias de ação” realizou três debates dando voz a representantes de unidades específicas da Universidade, em busca de possíveis propostas de enfrentamento das desigualdades de gênero no meio acadêmico. Para encerrar este ciclo, a PRIP organizou a conferência final com a Profª Drª Sônia Guimarães, do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA).

Intitulada “Desigualdades de gênero e cor da pele nas áreas STEM”, a conferência acontece na próxima segunda-feira (22), às 17h  no Auditório Antonio Gilioli, no 2º andar do Bloco A do IME-USP, localizado na  Rua do Matão, número 1010 – Cidade Universitária. O evento também será transmitido pelo YouTube no canal da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP-USP), @pripusp. Inscreva-se!

Profª Drª Sônia Guimarães (ITA)

Sônia Guimarães é a primeira mulher negra doutora em física no Brasil, formada em 1989. Seu título a levou a se tornar professora do ITA quando o Instituto ainda não aceitava mulheres entre seus alunos, em 1993. Na ocasião, tornou-se também a primeira mulher negra professora na instituição, que é uma das mais tradicionais do Brasil. Atualmente, ela vive em São José dos Campos, onde segue lecionando no ITA. Em maio de 2023, Sonia recebeu a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito como celebração de seus 30 anos de atuação no ITA. Em dezembro do mesmo ano, foi eleita pela Bloomberg Línea uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina.

Por Rogério Monteiro | Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento – USP

Adaptado por Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional