Conferência “Bridging Borders: International Geometric Analysis”, homenageia professor Paolo Piccione no IME-USP

Durante os cinco dias de evento serão realizadas palestras, workshops e sessão de posteres na área da Análise Geométrica.

Com a participação de acadêmicos de 18 universidades de 8 países diferentes, a conferência Bridging Borders: International Geometric Analysis acontece no IME-USP entre os dias 19 e 23 de agosto. O objetivo é revitalizar conexões acadêmicas, celebrar e estimular novas colaborações na área da Análise Geométrica, além de reunir pesquisadores de destaque que possuem fortes vínculos com a cidade de São Paulo.

Ao longo da semana serão apresentadas cinco palestras por dia, a realização de um minicurso e uma sessão de pôsteres na sexta-feira (23). Uma sessão especial para promover a interação entre pesquisadores experientes e jovens matemáticos também está nos planos da equipe organizadora.

Esta edição é especialmente significativa, pois presta homenagem ao aniversário de 60 anos do professor Paolo Piccione, docente do Departamento de Matemática do instituto, cujas contribuições científicas, administrativas e políticas têm sido fundamentais para o avanço da matemática em São Paulo e no Brasil.

O evento é aberto para o público em geral e todas as atividades serão realizadas no auditório Antonio Gilioli, no bloco A do IME-USP, localizado na Rua do Matão, número 1010 – Cidade Universitária. Mais informações como detalhes do cronograma e inscrições para pôsteres também podem ser consultadas na página do evento.

Graduado em Matemática pela Università Degli Studi Di Roma La Sapienza (Itália, 1987), e Doutorado em Matemática  pela Pennsylvania State University (EUA, 1994), o Professor Dr. Paolo Piccione já foi Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática por 3 mandatos, de 2017 a 2023. É atualmente Professor Titular da USP, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (desde maio de 2012), membro do Comitê Executivo da União Matemática Internacional (IMU), em seu segundo mandato, e membro da Coordenação de Área de Matemática e Estatística da Fapesp.

O professor atuou como membro do CA-Matemática CNPq, como Presidente da Comissão de Pesquisa do IME-USP, como membro do Conselho de Pesquisa da USP, como membro da CERT-USP (Comissão Especial de Regimes de Trabalho), e como membro da Comissão de Avaliação Setorial (CAS) Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Sua especialidade matemática é a Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo de Variações e Problemas Variacionais Geométricos, Teoria da Bifurcação, Geometria Riemanniana e Lorentziana Global, Teoria de Morse, Geometria Simplética e Sistemas Hamiltonianos.

Desde de março de 2017 é pesquisador do CNPq de Categoria de bolsa de produtividade 1A, e em 2018 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador, área de Ciências Matemáticas.

Por: Claudio Gorodski, Keti Tenenblat, Stefano Nardulli, Vieri Benci |  Comitê de Trabalho

Revisão: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional