IME-USP

Colóquio do IME com Prof. João Henrique Andrade e Prof. Pablo Gomes

No dia 15 de março de 2024, o Colóquio do IME conta com a participação do Prof.  João Henrique Andrade, do Departamento de Matemática do IME-USP com o tema “Explorando as conexões entre superfícies mínimas e teoria das transições de fase: Insights da equação de Allen-Cahn” e do Prof. Pablo Gomes com o tema  “O Processo de Contato e seus parâmetros”. O Colóquio se inicia às 14 horas, no Auditório Antonio Gilioli, 2º andar do Bloco A do IME – USP, e será transmitido ao vivo no canal do Colóquio do IME

Resumos das apresentações:

Explorando as conexões entre superfícies mínimas e teoria das transições de fase: Insights da equação de Allen-Cahn

João Henrique Andrade
MAT-IME-USP

Nesta palestra, exploramos o intrigante campo onde a análise geométrica se intersecta com a teoria das transições de fase, focando nas profundas conexões entre superfícies mínimas e a equação de Allen-Cahn. Superfícies mínimas, conhecidas por sua elegância geométrica e eficiência, têm fascinado matemáticos há muito tempo com suas propriedades intrincadas. Enquanto isso, fenômenos de transição de fase, ubíquos em vários sistemas naturais e artificiais, são modelados por equações diferenciais parciais como a equação de Allen-Cahn. Nossa exploração começa elucidando os conceitos fundamentais por trás das superfícies mínimas. Em seguida, passamos para a teoria das transições de fase, introduzindo a equação de Allen-Cahn como um modelo prototípico para descrever transições de fase e formação de padrões. Revelamos os notáveis paralelos entre as propriedades geométricas das superfícies mínimas e o comportamento dinâmico governado por esta equação. Estes paralelos enfatizam as profundas conexões entre a análise geométrica e equações diferenciais parciais não-lineares. Além disso, exploramos avanços recentes e problemas em aberto neste campo interdisciplinar, lançando luz sobre direções de pesquisa em curso e potenciais aplicações.

Pablo Gomes
MAE-IME-USP

O Processo de Contato e seus parâmetros:

Processos estocásticos são utilizados como modelagem probabilística de fenômenos naturais estudados em diversas áreas como, por exemplo, na física, economia, biologia, dentre outras. As leis de um processo estocástico são geralmente definidas por meio de um ou mais parâmetros e, naturalmente, um objeto de estudos é entender como o comportamento dos parâmetros influencia no comportamento do processo. Nesta pequena apresentação, pretendo comentar sobre alguns processos estocásticos que venho estudando, em particular, sobre o Processo de Contato, o qual pode ser interpretado como a propagação de uma infecção.

Sobre o Colóquio

O Colóquio do IME surgiu em 2019, a partir de uma iniciativa dos organizadores do Colóquio do MAP de transformar o evento em Colóquio do IME. Os professores Pedro Lopes e André de Carvalho ampliaram o grupo organizador que agora conta com colegas de todos os departamentos. O Colóquio do IME é um espaço de encontro para a comunidade imeana discutir assuntos diversos de maneira acessível e interessante. Os organizadores, inclusive, pedem a todos sugestões de nomes de palestrantes para edições futuras.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição. O Auditório Antonio Gilioli fica localizado na Rua do Matão, 1010, Bloco A, 2º andar,  na Cidade Universitária – São Paulo. 

Saiba mais na página oficial do Colóquio ou através do e-mail coloquio@ime.usp.br

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe