Boas-vindas da Diretoria do IME-USP aos calouros

Prezado(a) calouro(a),

Seja bem-vindo à USP!

Em primeiro lugar, a Direção do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo lhe parabeniza pela sua conquista. Você acaba de ingressar em uma das maiores universidades da América Latina e não temos dúvidas de que se dedicou muito para chegar até aqui! É um novo e merecido início e, como Instituição, esse é o momento em que vemos renovada a nossa missão com a formação de não só novos profissionais, mas também seres humanos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática. Vocês merecem estar aqui, e esse mundo em que irão constituir suas carreiras e perseguir seus sonhos só tem a ganhar com sua presença.

É por isso que o IME recebe a todos de braços abertos! Afinal, esse Instituto e toda a Universidade deve muito de seu reconhecimento tanto ao constante esforço e dedicação daqueles que aqui estão, veteranos, professores e demais funcionários, como às promessas que representam, ano após ano, a chegada de cada um de vocês.

Assim, para que você tenha um excelente início e a melhor experiência possível nos próximos anos, gostaríamos de apresentar o ambiente no qual você irá traçar essa jornada e as possibilidades que ele oferece.

O Instituto de Matemática e Estatística é uma das mais de quarenta unidades de ensino e pesquisa que compõem a Universidade de São Paulo e, como a maioria delas, oferece cursos de graduação e de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento e integra ensino, pesquisa e inúmeras outras atividades de extensão universitária. Mais do que isso, o IME, assim como toda a Universidade, oferece aos seus alunos e alunas a chance de encontrarem não apenas o caminho para seus sonhos mais antigos, mas novos objetivos, rotas que não haviam antes imaginado.

Para que tudo isso aconteça, dispomos de um corpo docente de alto nível, um corpo técnico e administrativo qualificado, uma ampla biblioteca, bolsas de permanência estudantil, programas de intercâmbio com renomadas instituições conveniadas do mundo inteiro e inúmeros grupos de extensão e comissões que visam garantir a inclusão e pertencimento de cada um de nossos estudantes. A USP é para aquele que deseja ensinar, para o que aspira a pesquisa, para o que ama esportes, e para cada um que, uma vez ingresso, almeja desbravar tudo aquilo que se põe disponível. E opções não faltam, porque ao longo dos seus 90 anos de existência, a Universidade vem trabalhando arduamente para que elas continuem aumentando.

Em vista de tudo isso, convidamos você a acessar a página especialmente desenvolvida para que você, novo aluno ou aluna dessa grande instituição, saiba exatamente onde recorrer para se sentir parte dela.

Sérgio Muniz Oliva Filho Diretor
Ronaldo Fumio Hashimoto