Apresentação da Produção de Iniciação Científica do IME durante o SIICUSP 2023

Nos meses de novembro e dezembro de 2023, os estudantes apresentaram os projetos de IC,  inscritos no Simpósio, para todo o Instituto

O  Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo acontece anualmente, com participação ampla das Unidades, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Na 31º Edição, a Primeira Fase foi realizada localmente, com a organização da Comissão de Pesquisa e Inovação do IME e apoio da Diretoria do Instituto. Dividida em duas etapas:  a Primeira Fase divide-se em apresentações feitas pelos alunos, de todos os projetos inscritos no Simpósio, na modalidade híbrida (presencial e online tanto para participação de autores e avaliadores); e a Fase Intermediária do IME, quando somente os alunos melhores avaliados na Primeira Fase apresentam seus pôsteres impressos, na língua inglesa.

A Etapa Intermediária do IME desta 31º Edição do SIICUSP contou com a apresentação dos 13 projetos melhores avaliados na Primeira Fase. Considerando as características essenciais de apresentação de Trabalho científico, foram avaliados a percepção do aluno sobre o projeto desenvolvido ao explanar sua apresentação, se houve compreensão sobre os resultados obtidos, se a linguagem é clara e se a interação do apresentador com seu interlocutor é fluida. A coerência dos componentes do pôster, resumo, uso correto da língua inglesa também são considerados.

Finalmente, quatro dos trabalhos apresentados, no dia 8 de dezembro de 2023, receberam da CPqI um certificado de “Destaque da Fase Intermediária do IME” e foram selecionados para a subsequente participação na Etapa Internacional do Simpósio, que é organizada pela Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP e deve acontecer em março de 2024. Os estudantes que receberem Menção Honrosa na Etapa Internacional poderão ser selecionados pela Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação para representarem a USP em outros eventos ou premiações.

Confira os estudantes que vão representar o IME no evento da PRPi e concorrer às Menções Honrosas:

Cayo Leitao Costa
Arthur Teixeira Magalhães
Haoyu Chen
Beatriz Hernandes Bernardes

Mais informações sobre o 31º SIICUSP realizado no IME, os trabalhos apresentados, resumos, podem ser acessados na página da Comissão de Pesquisa e Inovação ou na página do Simpósio.

Sinta-se convidado(a) também a visitar a página da CPqI, que traz os Trabalhos de Iniciação Científica de tempos passados, veja o que alguns dos notórios do IME estavam pesquisando durante sua graduação, com trabalhos completos disponíveis em Memória IC.

Edina Arouca | Comissão de Pesquisa e Inovação

(Fotos de Sérgio da Silva Oliveira/IME)