Configurando um smartphone como webcam através do cabo USB no PC (Windows ou Linux)

Vídeo tutorial disponível em https://youtu.be/gKii1J8ZQ-I no qual o César Asciutti apresenta como participar de uma reunião do Google Meet com um smartphone convertido em webcam com o DroidCam.

Preparação do smartphone Android

1. Baixe e instale o aplicativo DroidCam, disponível na Play Store.
  2. Habilite o modo de depuração USB
    1. Abra o aplicativo configurações do smartphone.
    2. Clique em “sobre o dispositivo”.
    3. Clique sete vezes sobre o número de compilação e confirme a ativação do modo de desenvolvedor.
    4. Volte para as configurações, clique no item opções de desenvolvedor e em habilitar a depuração USB.
  3. Abra o DroidCam

Preparação do iPhone

1. Baixe e instale o aplicativo DroidCam disponível na App Store.
  2. Abra o DroidCam

Preparação do computador

1. Baixe e instale o aplicativo DroidCam, compatível com o sistema operacional do seu computador, disponível no site do desenvolvedor.
  2. Conecte o smartphone ao computador através do cabo USB.
    1. Abra o aplicativo configurações do smartphone.
    2. Clique em “sobre o dispositivo”.
  3. Abra o DroidCam

Passos finais

1. Ligue o smartphone ao computador através do cabo USB.
  2. Abra o DroidCam tanto no computador como no smartphone.
  3. No DroidCam do computador, clique no menu DroidCam -> Start.
  4. Selecione a opção conectar através do cabo USB.
  5. Selecione o smartphone na lista de opções de dispositivos.
  6. Clique em iniciar.

Se o procedimento foi bem-sucedido, a partir desse momento a câmera do smartphone já está disponível para o computador, podendo ser utilizada em reuniões do Google Meet ou outros aplicativos semelhantes.

Participando de uma reunião do Google Meet
Uma vez que o DroidCam transformou a câmera do smartphone em webcam, basta entrar no Google Meet e escolher o dispositivo do DroidCam como câmera.

Configurando a câmera do iPhone como webcam no Mac

Nesse vídeo, disponível em https://youtu.be/XfUc69Nc4Cg, o Analista de Sistemas, César Asciutti, da Seção Técnica de Informática, mostra como utilizar a câmera do iPhone como webcam no Mac, ligados através do cabo USB.

Preparação do iPhone
O único requisito é que o iPhone esteja atualizado com a versão mais recente do iOS:

1. Conecte o dispositivo à alimentação e conecte-se à Internet usando o Wi-Fi.
  2. Acesse Ajustes > Geral e toque em “Atualização de Software”.
  3. Toque em “Transferir e Instalar”. Se for exibida uma mensagem solicitando a remoção temporária de apps porque o software precisa de mais espaço para a atualização, toque em Continuar ou Cancelar. Depois, o iOS ou iPadOS reinstalará os apps removidos. Saiba o que fazer se você tocar em “Cancelar”.
  4. Para atualizar imediatamente, toque em “Instalar”. Ou toque em “Mais tarde” e selecione “Instalar Esta Noite” ou “Lembre-me Depois”. Se você tocar em “Instalar Esta Noite”, basta conectar o dispositivo à alimentação antes de ir dormir. O dispositivo será atualizado automaticamente durante a noite.

Em caso de dúvida, consulte o guia oficial da Apple sobre como atualizar o iPhone.

Preparação do Mac

1. Certifique-se de que o seu Mac esteja esteja atualizado com a versão mais recente do iOS:
    1. No menu Apple, selecione “Preferências do Sistema” e clique em “Atualização de Software” para ver se há atualizações.
    2. Se houver atualizações disponíveis, clique no botão Atualizar Agora para instalá-las. Você também pode clicar em “Mais Informações” para ver detalhes sobre cada atualização e selecionar atualizações específicas para instalá-las.
    3. Quando a “Atualização de Software” informar que o Mac está atualizado, o macOS e todos os apps também estarão atualizados.
    Em caso de dúvida, consulte o guia oficial da Apple sobre como atualizar o Mac.
  2. Baixe e instale o QuickTime Player, caso ainda não esteja instalado.
  3. Conecte o iPhone ao Mac através do cabo USB.
  4. Abra o app QuickTime player no Mac.
  5. Clique no menu local Opções e, em seguida, o iPhone conectado.

Se o procedimento foi bem-sucedido, a partir desse momento a câmera do iPhone já está disponível no Mac, podendo ser utilizada em reuniões do Google Meet ou outros aplicativos semelhantes.

Participando de uma reunião do Google Meet

Outros aplicativos

Nesse vídeo, disponível em https://youtu.be/RjKdnoKOkVk, o Analista César Asciutti, da Seção Técnica de Informática, mostra a instalação e o uso do aplicativo iVCam, que transforma a câmera de qualquer tipo de smartphone em webcam no PC ou Mac, conectados pelo cabo USB.

Além das opções apresentadas, existem outros aplicativos com o mesmo propósito e com uma infinidade de características e recursos como controle de foco, zoom, luminosidade, etc. Há alternativas tanto para PC quanto para Mac e que podem ser utilizadas tanto com smartphones Android quanto iPhone.
Abaixo, relacionamos algumas dessas opções:

DroidCamPlay Store (Android)App Store (iPhone)PCMac
iVCamPlay Store (Android) App Store (iPhone)PCMac
EpocCamPlay Store (Android)App Store (iPhone)PCMac
IPCamPlay Store (Android)PC
IriunPlay Store (Android)App Store (iPhone)PCMac

Em caso de dúvidas ou dificuldades, abra um chamado técnico para a Seção Técnica de Informática através do formulário: https://si.ime.usp.br/cht.