3ª Feira de Estágio da Prefeitura de São Paulo e CIEE acontece em abril

A meta é preencher mais de 2 mil vagas disponíveis em diversas áreas de formação na administração municipal

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, vai realizar no dia 9 de abril, das 10h às 18h, na Praça das Artes, a 3ª Feira de Estágio da Prefeitura de São Paulo em parceria com o CIEE. Serão oferecidas mais de 2 mil vagas para estudantes de nível superior em várias áreas de atuação.

Será um dia destinado ao atendimento de pessoas interessadas em estagiar na Prefeitura de São Paulo. Vinte e três pontos de atendimento, entre secretarias municipais e órgãos da administração direta, participarão com vagas nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Medicina, Enfermagem, Administração, Pedagogia, Comunicação, Direito, Artes Visuais, Ciências Sociais, Tecnologia da Informação, Secretariado e História entre outras.

Os interessados poderão conversar com os representantes das unidades de Recursos Humanos, entender como é o estágio nas secretarias e órgãos, ter informações de valor de bolsa-estágio e benefícios, além de poder realizar o cadastro, ou mesmo, atualizar os dados existentes no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

Hoje os estudantes têm duas oportunidades de horários de 4 horas e 6 horas, ampliando não apenas a possibilidade de aprendizado como de rendimento.

Segundo Humberto Casagrande, CEO do CIEE, o evento é uma oportunidade para que os estudantes tenham dimensão das secretarias municipais e funcionamento da cidade. “A Prefeitura de São Paulo conecta, anualmente, milhares de estudantes ao mundo do trabalho e não se trata apenas de uma experiência profissional, mas também de cidadania para os estagiários que contribuem para a gestão da cidade mais populosa do País”, conta.

Para Marcela Arruda, secretária municipal de Gestão, “A Feira de Estágios tem sido uma oportunidade, não só para que os jovens possam ter um caminho aberto para o futuro mercado de trabalho, mas para que também possam conhecer a administração pública e se candidatar às vagas disponíveis na Prefeitura. São estes os dois principais propósitos da Feira de Estágios: o incentivo ao jovem no início de sua jornada profissional, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da cidade de São Paulo, e criação desta ponte entre as novas gerações, o governo, e o valor da cidadania empenhada no serviço público”.

O evento ocorre na Praça da Artes, Avenida São João, 281 – Centro. O estudante pode fazer sua inscrição antecipada e evitar filas no Cadastro de Visitantes.

Programa de Estágio na Prefeitura:

A Prefeitura Municipal de São Paulo conta atualmente com 10.458 estagiários na administração direta. Deste total, 8.920 (85%) são mulheres e 1.538 (15%) homens. Além disso, 42% são negros, negras e afrodescendentes. A idade mínima para estagiar na PMSP é de 16 anos, mas predomina-se a faixa etária entre 20 a 29 anos (46%). Pessoas com mais de 50 anos também participam do Programa de Estágio da Prefeitura de São Paulo e ocupam mais de 4% das vagas no momento.

O estágio é supervisionado/orientado por profissionais dos quadros da Prefeitura, possibilitando a experiência prática educacional e complementando a formação teórico-acadêmica dos (as) estudantes.

Requisitos para participar da Seleção:

Ensino Médio/Técnico: início possibilitado a partir do 1º semestre até o penúltimo (observar idade mínima de 16 anos).

Nível Superior: início possibilitado a partir do 1º semestre até o penúltimo do curso.

Bolsa Auxílio e Auxílio Transporte

O estágio é remunerado por meio de bolsa-estágio, conforme a carga horária:

Ensino Médio: Bolsa-estágio de 4 horas diárias – R$ 700,00

Ensino Superior: Bolsa-estágio para carga horária de 4 horas (R$ 1.000,00) e Bolsa-estágio para carga horária de 6 horas (R$ 1.500,00). A bolsa-estágio de 6 horas conta com o benefício de Auxílio Transporte no valor atual de até R$ R$ 220,00 mensais e Auxílio Refeição no valor de R$ 26,53 ao dia. A bolsa-auxílio de 4 horas conta com o Auxílio Transporte no valor de até R$ 220,00 mensais.