Segurança digital: aula magna do Programa de Pós-Graduação é um dos conteúdos mais vistos do canal do IME-USP

Disponível no nosso canal do Youtube, a aula magna do Prof. Dr. Afonso Ferreira atrai o público ao tratar da relação entre a cibersegurança, Inteligência Artificial e Internet das Coisas

Com diversas visualizações em uma semana, a aula magna lecionada pelo Prof. Dr. Afonso Ferreira para inaugurar o período letivo de 2023 do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação exprime a importância da cibersegurança no desenvolvimento de softwares, principalmente quando envolvem recursos de Inteligência Artificial.

Prof. Dr. Afonso Ferreira – Arquivo pessoal

Ferreira já lecionou no Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, onde também concluiu a graduação e mestrado e atualmente é um dos pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, o CNRS (Centre national de la recherche scientifique), localizado em Toulouse e sua área de pesquisa é a cibersegurança.

Como uma aula introdutória, o Professor aborda os primórdios da internet (a ARPAnet), além de provocar a reflexão sobre a mudança na forma de pensar em algoritmos com o passar dos anos. Compreende-se que, conforme os computadores se tornaram cada vez mais populares e com mais formas de utilização – como compras, serviços de bancos ou instituições públicas, por exemplo – , a proteção dos dados dos usuários se tornou uma prioridade exigida por regulamentações recentes, uma realidade que envolve questões de governança, políticas públicas e tecnologia.

Com o pontapé inicial da União Europeia (UE) de criar a General Data Protection Regulation (GDPR) – a qual inspirou a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil –, que tinha em vista se tornar independente digitalmente do resto do mundo, a verificação de risco de impacto na privacidade para os projetos de software tornou-se uma prioridade. Segundo os dados trazidos pelo Prof. Ferreira, o conselho da UE ainda discute as novas regras para aprimorar a cibersegurança, principalmente em relação à Inteligência Artificial (AI), que apresenta altos níveis de risco a vazamento de dados.

Prof. Dr. Alfredo Goldman – Arquivo pessoal

Alfredo Goldman, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e mediador da aula magna, destaca que vários dos temas abordados ao longo da palestra podem ter um impacto relevante que vai além da regulamentação, com impactos, inclusive, no campo da pesquisa.

Ferreira ainda reforça que esses novos obstáculos para o desenvolvimento de software com tecnologias AI e Internet das Coisas (IoT) são desafios que podem oferecer diversos temas de pesquisa. Essas oportunidades, como exemplo do professor, podem ser aproveitadas com a compreensão da ideia dos metaversos e a utilização destes para simular as possibilidades, pois são massivos, imersivos,  permanentes, abertos e economicamente desenvolvidos.

O Professor também observa o potencial de expansão dos metaversos como “uma coisa que já está acontecendo, provavelmente vai se expandir e existe uma grande probabilidade de que daqui a dez anos a gente esteja falando do metaverso como estamos falando da internet hoje”

A aula magna com o Prof. Dr. Afonso Ferreira está disponível no canal do IME no YouTube

Pós-graduação em Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP possui cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Com aproximadamente 30 orientadores, o programa, que cobre todas as principais áreas da Ciência da Computação, vários deles são  bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. A qualidade das dissertações e teses desenvolvidas no programa é evidenciada pelos bons resultados obtidos nas defesas. Egressos do programa ocupam posições de destaque na indústria e também na academia, nas melhores universidades do país.

Interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação do IME-USP devem consultar as informações sobre o processo seletivo e seguir as instruções descritas.

Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional