Professor Routo Terada recebe o prêmio Destaque CESeg 2023

A premiação ocorreu no último dia 18,  em Juiz de Fora (MG), durante o XXIII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

Routo Terada, Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, recebeu em 18 de setembro o prêmio Destaque CEseg 2023 em reconhecimento às suas grandes contribuições para a área de segurança da informação e de sistemas computacionais. A premiação aconteceu em Juiz de Fora (MG) durante o XXIII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais.

A Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) pertence à Sociedade Brasileira de Computação, e seu objetivo é reunir e articular a comunidade acadêmica brasileira da área de segurança da informação e de sistemas computacionais.

Routo Terada

Professor Routo Terada recebendo o prêmio Destaque CEseg 2023 – Imagem: Daniel Batista

É engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica em 1970 e fez seu doutorado na área de Otimização Combinatória na Universidade de Wisconsin-Madison, em 1979. É um dos pioneiros no país na área de Criptografia, formou mais de 30 mestres e um doutor na área em cerca de 50 anos de trabalho no Departamento de Ciência da Computação do IME, onde ainda atua como Professor Sênior. Seu livro “Segurança de dados: criptografia em rede de computador” tem mais de 100 citações, sendo uma das principais referências da área em língua portuguesa.

O professor  Routo Terada também foi um dos pioneiros, junto com os professores Junior Barrera e Flávio Silva, na nucleação de um grupo de aprendizado de máquina no Departamento de Computação. Sua atuação como pesquisador e chefe do departamento na época foi essencial para que a empresa Olivetti do Brasil (atualmente extinta) fomentasse a criação e a manutenção de um laboratório de pesquisas em aprendizado de máquina no IME. Além disso, juntamente com os professores Junior e Flávio, o Routo foi responsável pela primeira disciplina de pós-graduação em aprendizado de máquina do Programa de Pós-Graduação do IME-USP.

Por Roberto Hirata e Daniel Batista | Departamento de Ciência da Computação

Revisão: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional