Prêmio SBM: lançada a chamada para a edição de 2023

Premiação é realizada a cada dois anos junto ao Colóquio Brasileiro de Matemática

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) informa o lançamento da chamada para o Prêmio SBM 2023. Concedido a cada dois anos por ocasião do Colóquio Brasileiro de Matemática, o Prêmio tem como objetivo distinguir o melhor artigo original de pesquisa em Matemática publicado recentemente por um jovem pesquisador residente no Brasil. O julgamento é baseado nos critérios de originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área.

A premiação é concedida desde 2013 e, de lá para cá, já premiou cinco artigos. Nesta edição, o vencedor será agraciado com um diploma, remuneração de R$20.000,00 e um convite para apresentar uma palestra plenária durante o próximo Colóquio. O Prêmio é o mais prestigioso para a pesquisa matemática concedido no Brasil, considerado pela SBM sua principal iniciativa dentro da comunidade científica em prol da pesquisa de alto nível.

Poderão ser indicados artigos publicados nos anos entre 2020 e 2023 por pesquisadores ou docentes que tenham obtido o seu doutorado a partir de 2008 e que possuam vínculo empregatício permanente em instituições brasileiras com início até 2020. “A motivação para a existência do prêmio baseia-se nos seguintes objetivos: apontar importantes desenvolvimentos contemporâneos em todas as áreas da Matemática, incentivar pesquisas nesta disciplina dentro das nossas instituições acadêmicas, apoiar jovens matemáticos para alcançar reconhecimento científico e estimular a atenção da comunidade científica e dos órgãos financiadores para descobrir e apoiar nossos talentos”, explica o Presidente da SBM, Paolo Piccione (USP).

O Prêmio SBM de 2023 é destinado a, no máximo, um artigo de pesquisa. A Comissão Julgadora poderá, a seu critério, concedê-lo a um ou mais dos autores deste artigo. A Comissão, inclusive, já foi definida e será formada pelos professores Alícia Dickenstein (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Hugo Duminil-Copin (IHES, França), Maria J. Esteban (Université Paris-Dauphine, França), Nalini Joshi (University of Sydney, Austrália) e pelo Presidente da SBM, que também será o responsável por comandá-la.

“O júri do Prêmio SBM é escolhido pela Diretoria da SBM e é normalmente chefiado pelo Presidente da SBM. O júri também consiste de quatro matemáticos de grande reconhecimento e destaque internacional, inclusive medalhistas Fields. Normalmente, se pede que cada membro permaneça no júri por duas edições consecutivas, de forma que em cada edição são escolhidos apenas 2 novos membros”, explica Paolo.

As indicações poderão ser feitas por qualquer pesquisador ou docente de instituição nacional ou internacional de ensino e pesquisa. Elas deverão ser enviadas por e-mail, através do endereço premioSBM@sbm.org.br, até o dia 28 de fevereiro de 2023. O artigo vencedor será divulgado na cerimônia de premiação, a ser realizada no Colóquio Brasileiro de Matemática 2023.Para conferir todos os detalhes do Prêmio, basta acessar o regulamento . Ele está disponível nas versões português e inglês.

Créditos:  Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)