Prazo de inscrições do Congresso de Pós-Doutorandos da USP é prorrogado até 26 de junho

A primeira edição do Congresso, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, acontece entre os dias 17 e 19 de outubro de 2023, e o prêmio será de R$ 20 mil aos trabalhos mais bem avaliados

Para realizar a inscrição no Congresso, as etapas são simples e com instruções bilíngues. O participante deve solicitar a senha de acesso no sistema de inscrições do evento. A senha criada é enviada para o e-mail cadastrado nos sistemas USP e, após o recebimento, a pessoa deve realizar o login no site com o Número USP e acessar o formulário de inscrição no Menu do Pesquisador. O pós-doutorando de campi do interior também pode solicitar Auxílio-deslocamento para sua participação no evento.

O Congresso de Pós-Doutorandos da USP – Papel e perspectivas dos Pós-Docs no Brasil reúne diversos pesquisadores de cada grande área, promovendo a integração desses diferentes campos do conhecimento e pesquisas realizadas na Universidade.

O prazo das inscrições do Congresso foi prorrogado até o dia 26 de junho. A Comissão de Pesquisa e Inovação do IME (CPqI-IME) incentiva a participação dos pós-doutorandos do Instituto, que estejam ativos no Programa. O evento ocorre de 17 a 19 de outubro de 2023 em diversos locais do Campus da Universidade de São Paulo (USP) e os participantes do Congresso concorrem ao prêmio de R$20 mil reais.

O professor Hugo Luiz Mariano e o pesquisador Luan Ferreira deixaram alguns depoimentos significativos sobre o que os motivou a estarem participando do Congresso:

Hugo Luiz Mariano –  supervisor – docente do MAT

A oportunidade proporcionada pelo evento de expor avanços de pesquisa  obtidos por pós-doutorandos -doutores na casa dos 30 anos, em geral- evidencia ao público amplo o vigor da ciência brasileira e a importância de sua permanente renovação.

Prof Hugo Luiz Mariano e o pesquisador Luan  Alberto Ferreira (Arquivo pessoal)

A pesquisa em  Matemática pura, frequentemente algo distante do cotidiano imediato das pessoas, ocasionalmente tem a oportunidade de  ganhar ampla visibilidade e  assim também estimular as gerações ainda mais jovens a perseguir este árduo mas extremamente gratificante caminho da pesquisa acadêmica.

Este é o caso exemplar do desenvolvimento da pesquisa do pós-doutorando Luan Alberto Ferreira,  cujo brilhantismo, combinado com grande dedicação e perseverança,  possibilitou a realização de um trabalho (em avaliação por pares) que soluciona questões abertas há mais de um século.

Luan Alberto Ferreira – pós doutorando proponente inscrito

Recebi com bastante alegria a iniciativa da USP em realizar o Congresso de Pós-Doutorandos! Este evento será uma oportunidade ímpar para que os todos os pós-doutorandos da USP divulguem seus excelentes trabalhos, e demonstrem, mais uma vez, a capacidade que a Universidade de São Paulo tem de realizar pesquisa de ponta e de qualidade. Esta é uma forma salutar de como a Universidade pode responder à comunidade paulista todo o investimento que nela é feito.

Em particular, fico extremamente honrado em poder participar deste prestigioso Congresso, esperando contribuir com a geração de conhecimento e com a divulgação científica. A construção do conhecimento científico muitas vezes se dá por trajetos tortuosos e irregulares, mas são iniciativas como esta que suavizam este caminho e encurtam a distância entre a sociedade e a Universidade!”

Para saber mais informações e realizar a inscrição, acesse a página do evento.

Por: Sarah Peretta | Serviço de Apoio Institucional com informações de CPqI/IME e PRPi