IME-USP

Dissertações – Mestrado Profissional em Ensino de Matemática



Nível Trabalho Data
Mestrado Desenvolvimento do pensamento geométrico em uma perspectiva crítica: investigando a soma dos ângulos internos de triângulos e quadriláteros planos em cenários para investigação
Autoria: Flavio Matos Garbin
Orientação: Vera Helena Giusti de Souza
07/03/2024
Mestrado Frações no Ensino Fundamental: ideias geradoras e visualização como base à compreensão dos conceitos e procedimentos
Autoria: Wagner Kubota
Orientação: Iole de Freitas Druck
01/03/2024
Mestrado Educação Financeira através da Resolução de Problemas
Escambo, orçamento familiar e orçamento público

Autoria: Débora Cardoso do Amaral
Orientação: Júlio César Augusto do Valle
06/02/2024
Mestrado Relações de gênero nas avaliações externas da rede municipal de educação de São Paulo: os enunciados de matemática e a atuação docente em foco.
Autoria: Antonio Cesar Pinheiro
Orientação: Júlio César Augusto do Valle
02/02/2024
Mestrado Pensamento e linguagem algébricos nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a produção de significados matemáticos e didáticos
Autoria: Vinicius Henrique Sbaiz
Orientação: Iole de Freitas Druck
19/12/2023
Mestrado Jogos no ensino de matemática da educação básica: uma discussão sobre suas potencialidades
Autoria: André Akinaga Benites
Orientação: Barbara Corominas Valério
14/12/2023
Mestrado Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical
Autoria: Luan Moreira Batista Oliveira
Orientação: David Pires Dias
13/12/2023
Mestrado Educação Estatística na Escola Básica: introduzindo software CODAP na análise descritiva e árvore de decisão
Autoria: Rafael Vieira Bonangelo
Orientação: Lisbeth Kaiserlian Cordani
01/12/2023
Mestrado Uso de dobraduras no ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria nos anos finais do Ensino Fundamental
Autoria: Priscila Sampaio Szauter Pereira
Orientação: Iole de Freitas Druck
16/11/2023
Mestrado Concepções de área e de perímetro de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Autoria: Fernando Siqueira Vieira Lima
Orientação: Vera Helena Giusti de Souza
08/11/2023
Mestrado Sequências e séries geométricas no ensino médio
uma abordagem com o Triângulo de Sierpinski

Autoria: Rodrigo Martins Lopes
Orientação: Vera Helena Giusti de Souza
15/09/2023
Mestrado Educação financeira e inflação: uma proposta de cenário para
investigação para o ensino de jovens, adultos e idosos

Autoria: Felipe Garcia dos Santos
Orientação: David Pires Dias
16/06/2023
Mestrado A teoria da atividade e as construções geométricas na educação de jovens e adultos sob o impacto da pandemia
Autoria: Iuri Naoto Nobre Ota
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
13/06/2023
Mestrado A proporcionalidade por meio da Cultura Maker no Ensino de Matemática
Autoria: Douglas Takasu Bomfim de Oliveira
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
22/05/2023
Mestrado Análise de atividades desenvolvidas com 6 º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Educação Matemática Realística.
Autoria: Camilla de Sylos Moreno Medeiros
Orientação: Iole de Freitas Druck
12/05/2023
Mestrado Educação financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada
Autoria: Klaudia Craveiro da Cunha Moretta
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
04/05/2023
Mestrado Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos.
Autoria: Arlis dos Santos Amorim
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
01/12/2022
Mestrado Concepções sobre flexibilidade numérica: um estudo sobre o significado, a pertinência e algumas propostas
Autoria: Jean Carlo Paes Rocatelli
Orientação: Barbara Corominas Valério
29/11/2022
Mestrado Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
Autoria: Lucas Decaro dos Santos da Silva
Orientação: Silvia Nagib Elian
22/11/2022
Mestrado O ensino-aprendizagem de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional
Autoria: Thiago Dutra de Araújo
Orientação: Viviana Giampaoli
24/06/2022
Mestrado Geometrias não-Euclidianas na formação de professores
Autoria: Lucas Ricardo de Souza
Orientação: Cristina Cerri
09/12/2021
Mestrado Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem
Autoria: Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa
Orientação: Claudia Cueva Candido
29/06/2020
Mestrado Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à Álgebra
Autoria: Youssef Ahmed Abbas
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
28/05/2020
Mestrado O pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da educação matemática realística
Autoria: Dayene Ferreira dos Santos
Orientação: Vera Helena Giusti de Souza
10/03/2020
Mestrado Pavimentações do plano com caleidoscópios no desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência com professores
Autoria: Vitor Hugo Matias dos Santos
Orientação: Ana Paula Jahn
04/03/2020
Mestrado Educação financeira: uma proposta de cenário para investigação no ensino fundamental
Autoria: Pedro Pereira da Silva
Orientação: David Pires Dias
14/02/2020
Mestrado Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade
Autoria: Thiago Picos de Morais
Orientação: Marcos Nascimento Magalhaes
16/12/2019
Mestrado Geometria Esférica: Uma proposta de introdução no Ensino Médio a partir da geometria na esfera
Autoria: Thales Graça Athanasio
Orientação: Barbara Corominas Valério
13/12/2019
Mestrado Modelagem matemática como processo para o desenvolvimento do pensamento analítico e reflexivo
Autoria: José Ocimar Barros de Souza
Orientação: Barbara Corominas Valério
11/12/2019
Mestrado Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental
Autoria: Diana Simões Ferreira
Orientação: Viviana Giampaoli
03/12/2019
Mestrado A Educação Financeira nos cursos de formação inicial de professores de matemática das Universidades Públicas do Estado de São Paulo
Autoria: Jéssica Rocha Batista
Orientação: David Pires Dias
12/11/2019
Mestrado Análise de questões do Novo ENEM relativas à Proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo
Autoria: Ramon Dantas da Costa
Orientação: Cristina Cerri
04/07/2019
Mestrado Máximos e mínimos na Educação Básica: abordagens elementares sem derivadas
Autoria: Wilian Oliveira Rocha
Orientação: Elvia Mureb Sallum
28/05/2019
Mestrado Livros didáticos de Matemática do Brasil e Canadá: um enfoque em construção geométrica nos anosfinais do ensino fundamental
Autoria: Leonardo Cascio de Souza
Orientação: Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
15/05/2019
Mestrado Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área no ensino fundamental
Autoria: Renato Martins
Orientação: Cristina Cerri
21/03/2019
Mestrado Transformação de frações em números: uma experiência no Ensino Fundamental
Autoria: Izabela Cesario Correa Ananias
Orientação: Ana Paula Jahn
27/02/2019
Mestrado O ensino de matemática e as linguagens: logaritmos como expoentes
Autoria: Daniel Takahashi Demetrio de Aquino
Orientação: Ricardo Bianconi
18/02/2019
Mestrado O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional
Autoria: Ronaldo Ramunno
Orientação: Ricardo Bianconi
09/01/2019
Mestrado Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula
Autoria: Roseli Rocha Teixeira
Orientação: Cristina Cerri
07/12/2018
Mestrado O currículo de matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica
Autoria: Rodrigo Batista de Oliveira
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
28/11/2018
Mestrado Construções dos elementos na educação básica
Autoria: Ricardo Separovic Seerban
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
23/11/2018
Mestrado A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo
Autoria: Elaine Regina Marquezin Marinho
Orientação: Francisco Cesar Polcino Milies
05/07/2018
Mestrado Ensino e aprendizagem de Geometria Analítica no Ensino Médio: uma experiência com coordenadas e cálculo de distâncias no plano e no espaço
Autoria: Cynthia Militão Domingos
Orientação: Ana Paula Jahn
09/02/2018
Mestrado Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II 
Autoria: Roney Lima do Nascimento
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
08/02/2018
Mestrado Argumentação e prova matemática na educação básica
Autoria: André Rodrigues Rosale
Orientação: Martha Salerni Monteiro
15/12/2017
Mestrado Concepções dos Alunos de Licenciatura em Matemática sobre o uso de Atividades de Investigação em suas Aulas
Autoria: Paola Burgatt Meneghesso
Orientação: Barbara Corominas Valério
13/12/2017
Mestrado Ensino de Estatística por meio de jogos
Autoria: Ana Olívia Ramos Pires Justo
Orientação: Marcos Nascimento Magalhaes
13/12/2017
Mestrado Sobre dificuldades no ensino/aprendizagem dos números irracionais no 8º ano do Ensino Fundamental
Autoria: Ronaldo Bezerra Nobre
Orientação: Iole de Freitas Druck
11/12/2017
Mestrado Resolução de problemas no fim da escolarização básica. Estudo de alguns casos
Autoria: Nilo Gonçalves Barbedo
Orientação: Oscar Joao Abdounur
07/12/2017
Mestrado Argumentação e Demonstração em Alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins
Autoria: Rodrigo Ruiz Campos
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
21/11/2017
Mestrado Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização
Autoria: Tadeu Alexandre de Araújo
Orientação: Antonio Luiz Pereira
06/07/2017
Mestrado "Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica"
Autoria: Eder Alencar Silva
Orientação: Lisbeth Kaiserlian Cordani
23/06/2017
Mestrado História da Matemática e Cinema: o caso da criptografia
Autoria: Fabiana de Souza Bomfim
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
31/05/2017
Mestrado Argumentações matemáticas sob uma perspectiva crítica: análise de práticas didáticas no ensino fundamental
Autoria: Valter Magalhães Costa
Orientação: Iole de Freitas Druck
24/05/2017
Mestrado "Ensino de Isometrias na Educação Básica: Uma aplicação didática em sala de aula"
Autoria: Debora Costa Cona
Orientação: Claudia Cueva Candido
18/05/2017
Mestrado Estudo de uma conceituação geométrica para os logaritmos
Autoria: Fernando Pavan Guido
Orientação: Iole de Freitas Druck
26/04/2017
Mestrado Logaritmos e função logarítmica na matemática escolar brasileira
Autoria: Diogo Oliveira Soares
Orientação: Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
29/03/2017
Mestrado Atividades lúdicas e atividades algébricas: uma introdução ao uso de letras nas aulas de matemática.
Autoria: Renan Sanchez Viestel
Orientação: Martha Salerni Monteiro
14/12/2016
Mestrado Uma experiência de Inferência Estatística Informal na Escola Básica
Autoria: Vinicius Alves Rodrigues
Orientação: Marcos Nascimento Magalhaes
14/12/2016
Mestrado Ensino de logaritmos por meio de investigações matemáticas feitas em sala de aula
Autoria: Daniel Cergoli
Orientação: Martha Salerni Monteiro
12/12/2016
Mestrado Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD 2015 para o Ensino Médio
Autoria: Artur Alberti Gaban
Orientação: David Pires Dias
07/12/2016
Mestrado Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas e Geogebra
Autoria: Herbert Wesley Azevedo
Orientação: Rosa Maria dos Santos Barreiro Chaves
23/11/2016
Mestrado Um estudo de caso, com ingressantes de 2015 do curso de licenciatura em matemática do IME-USP, sobre a Transição do Ensino Médio para o Superior
Autoria: Thiago Augusto Corrêa Peleias
Orientação: David Pires Dias
23/11/2016
Mestrado Formação Contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos.
Autoria: Joyce Paula da Silva
Orientação: Claudia Cueva Candido
18/11/2016
Mestrado Transformações geométricas planas: um estudo experimental e dinâmico
Autoria: Marco Antonio da Silva Ribeiro
Orientação: Ana Paula Jahn
28/06/2016
Mestrado Uma análise crítica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio
Autoria: Caio Cesar Santos Diniz
Orientação: Viviana Giampaoli
27/06/2016
Mestrado A estatística na escola básica – uma prática de inferência informal
Autoria: Apolo Rubens de Camargo
Orientação: Lisbeth Kaiserlian Cordani
02/06/2016
Mestrado Análise das contribuições dos Objetos Educacionais Digitais para a construção do conhecimento em Matemática na Educação Básica
Autoria: Mateus Coqueiro Daniel de Souza
Orientação: Maria Cristina Bonomi
25/05/2016
Mestrado Ensino de estatística através de projetos
Autoria: Mariana Ribeiro Busatta Barberino
Orientação: Marcos Nascimento Magalhaes
13/05/2016
Mestrado Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
Autoria: Liliane Soares de Siqueira Feola
Orientação: Francisco Cesar Polcino Milies
02/05/2016
Mestrado Argumentação e prova na matemática escolar
Autoria: Aline dos Reis Matheus
Orientação: Claudia Cueva Candido
19/04/2016
Mestrado Entendendo alguns erros do ensino fundamental II que os alunos mantêm ao final do ensino médio
Autoria: Ana Luiza Festa Ozores
Orientação: Barbara Corominas Valério
15/04/2016
Mestrado Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística
Autoria: Claudio Roberto de Oliveira
Orientação: Lisbeth Kaiserlian Cordani
15/04/2016
Mestrado Sequências e séries: Uma proposta duvaliana para a educação básica
Autoria: Caio Moura Quina
Orientação: Oscar Joao Abdounur
09/12/2015
Mestrado Resolução de problemas e representações semióticas: uma experiência no ensino médio inspirada no rali matemático
Autoria: Marília Prado
Orientação: Ana Paula Jahn
01/07/2015
Mestrado Ensinando Matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudo de casos envolvendo análise combinatória
Autoria: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima
Orientação: Antonio Carlos Brolezzi
23/02/2015

Conteúdo obtido automaticamente dos sistemas corporativos da USP. Última atualização: 14/03/2024 10:17:22. Dúvidas, sugestões ou problemas com a página, por favor contate webmaster@ime.usp.br.

Compartilhe