ALUNOS INGRESSANTES – MESTRADO / DOUTORADO / DOUTORADO DIRETO
REQUERIMENTOS DE MATRÍCULAS
- MATRÍCULA REGULAR – NO PERÍODO IDEAL – VIA JANUS – Verifique o prazo no calendário acadêmico (https://www.ime.usp.br/pos/calendarios/)
- FORA DE PRAZO – Via JANUS – aba Requerimentos. Verifique o prazo máximo no calendário acadêmico (https://www.ime.usp.br/pos/calendarios/)
- CURSO DE CURTA DURAÇÃO (MINI CURSO)
OUTROS REQUERIMENTOS ACADÊMICOS (via Sistema Janus – Aba “Requerimentos”)
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS – Anexar ementa das disciplinas cursadas e certificados com frequência e nota
- CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS – Verifique o prazo máximo no calendário acadêmico (https://www.ime.usp.br/pos/calendarios/)
- DESLIGAMENTO DO CURSO
- INCLUSÃO DE ESTÁGIO PAE – Anexar a declaração de conclusão do estágio
- MUDANÇA DE ORIENTADOR E INCLUSÃO DE COORIENTADOR – Anexar carta assinada com o aval do atual orientador e do orientador futuro.
- PROFICIÊNCIA – Anexar comprovantes
- PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA DEPÓSITO – Anexar parecer circunstanciado do orientador, justificativa da solicitação feita pelo aluno, relatório referente ao estágio atual da Dissertação ou Tese (não é o arquivo da tese/dissertação) e cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período.
- REQUERIMENTOS DIVERSOS
- TRANCAMENTO DE MATRICULA – Anexar parecer circunstanciado do orientador, justificativa do aluno feita no próprio requerimento e documentação comprobatória (atestados médicos, contrato de trabalho, etc)
PASSE-ESCOLAR SPTrans / EMTU
Pedido feito diretamente pelo Janus, na aba de Cartões. Consulte https://prip.usp.br/transporte/ para maiores informações.
BOLSAS
- CADASTRO DE BOLSISTA CAPES
- CADASTRO DE BOLSISTA CNPq
- PORTARIA CONJUNTA CAPES-CNPq
- NORMA CNPq RN-017/2006 – normas gerais e específicas para a modalidade de bolsa por quota no País (Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado)
- TAXA DE BANCADA (PARA DOUTORANDOS)
- RELATÓRIO ACOMPANHAMENTO BOLSISTA INSTITUCIONAL (CAPES E CNPQ) – ALUNO
SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIOS
INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO DE DESPESAS CAPES-PROEX
EXAMES E DEFESAS
Conforme aprovado em reunião da CPG, não deverão ser realizados exames de qualificação, depósitos ou defesas de dissertações e teses entre a segunda quinzena de dezembro e durante o mês de janeiro.
INSCRIÇÃO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
FORMULÁRIO PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO (PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO)
1. O formulário de inscrição é genérico para todo o IME, no entanto, as seguintes ressalvas se aplicam para alunos da Ciência da Computação.
• Data e hora previstas para o exame: os campos referentes à date e hora prevista do exame podem ser preenchidos com valores arbitrários — tais campos são desconsiderados.
• Sugestão de banca: é solicitado que o(a) candidato(a) indique uma sugestão de banca, com uma breve justificativa, visando auxiliar a análise da adequação da banca ao tema, principalmente em relação a membros externos ao programa.
• Projeto de Pesquisa: o formulário solicita que seja anexado projeto de pesquisa — de acordo com o regulamento do Programa, é preciso apenas anexar um resumo do projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa deverá ser enviado diretamente à banca posteriormente, com antecedência de 15 dias da data de exame.
2. A inscrição no exame será realizada assim que o formulário for processado pela secretaria. O prazo para realização do exame passa a contar a partir do processamento do pedido.
3. Após o envio do formulário, a CCP fará uma pré-análise da banca sugerida e contatará aluno(a) e orientador(a), informando o resultado da análise.
Caso seja comunicada uma análise favorável, aluno(a) e orientador(a) devem prosseguir contatando a banca e agendando data e hora para o exame. A data e hora combinados devem ser comunicados à secretaria de pós-graduação pelo e-mail poscomp@ime.usp.br assim que possível, para que seja gerado o convite oficial enviado aos membros da banca.
A banca será aprovada na reunião da CCP posterior à comunicação da data agendada; isso implica que a data agendada deve ser posterior à reunião seguinte da CCP.
DEPÓSITOS DE TESES E DISSERTAÇÕES
1. Antes de começar
• Consulte o modelo oficial de tese/dissertação para garantir que seu trabalho inclui todos os itens exigidos.
• Acesse o site fc.ime.usp.br para gerar a ficha catalográfica, documento indispensável para a aceitação do seu trabalho.
• Anexe o PDF da ficha catalográfica ao seu trabalho, conforme as orientações do modelo.
• Na folha de rosto, insira a indicação "Versão original", conforme as normas da ABNT e modelo.
2. Preenchimento do Formulário de Defesa (Mestrado/Doutorado)
• Complete o formulário intitulado "Defesa de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto".
• Informe com precisão a data, horário e link da defesa. Esses dados são essenciais para a reserva de sala e para o envio do trabalho à banca com 30 dias de antecedência. Importante: qualquer alteração precisa ser comunicada previamente; caso contrário, os trâmites seguirão as informações fornecidas no formulário.
• Após o envio, salve em PDF a confirmação recebida por e-mail. Esse arquivo será necessário para anexar no sistema Janus, nos campos que solicitam a confirmação da banca e a entrega da tese.
3. Depósito Digital no Janus
• Após preencher e enviar o formulário Google, realize o depósito digital no sistema Janus.
• Anexe obrigatoriamente os seguintes documentos:
- Sugestão de banca: PDF da confirmação do formulário Google da defesa;
- Comprovante de entrega da versão impressa: também o PDF da confirmação do formulário Google;
- Tese/Dissertação;
- Documento pessoal: RG, RNE ou RNM (CNH não é aceita).
- DEFESA DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO (PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO)
- ENTREGA VERSÃO DEFINITIVA – Via JANUS e Site Biblioteca Digital (pandora.sc.usp.br)