Pré-Iniciação Científica

O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa – USP que visa apoiar projetos de pesquisa nas áreas exatas, biológicas e humanas, que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.

 

Iniciação Científica

A Iniciação Científica é um programa que atende alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com pesquisadores do IME-USP e suas linhas de pesquisa, visando o aprendizado e desenvolvimento de conceitos e métodos mais avançados do que o usualmente vistos nos cursos regulares de graduação, incluindo tópicos de pesquisa corrente. O contato entre estudante e pesquisador é livre.

Há uma série de oportunidades de bolsas para projetos de Iniciação Científica. Em geral destinam-se a alunos de cursos de graduação para desenvolvimento de atividades de pesquisas sob a orientação e responsabilidade de um pesquisador qualificado. CNPq, CAPES e FAPESP oferecem bolsas de Iniciação Científica.
Anualmente os estudantes bolsistas apresentam o resultado de suas atividades de pesquisa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP)

 

Pós-Doutorado

O Programa de Pós-Doutorado é desenvolvido sob a responsabilidade de um professor doutor credenciado como orientador do Programa de Pós-Graduação do IME-USP, de acordo com os regulamentos da Universidade de São Paulo. Espera-se dos pós-doutorandos a participação em pesquisas dos Departamentos de Ciência da Computação, Estatística, Matemática ou Matemática Aplicada. Os resultados dos estudos são apresentados em seminários, congressos, livros e principalmente em periódicos científicos.
O candidato ao Programa deve possuir título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira, obtido há no máximo 7 anos.
A resolução completa poderá ser encontrada em: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copq-no-7406-de-03-de-outubro-de-2017
 
Orientações e Formulários:
PDF DOC Formulário de Inscrição
PDF Formulário para encerramento

A prorrogação deverá ser realizada pelo (a) próprio (a) pós-doutorando (a) através do Sistema Atena.

Atenção: A prorrogação deverá ser solicitada até 40 dias antes da data final de vigência.
 
 

Pesquisador Colaborador

O programa Pesquisador Colaborador da Universidade de São Paulo visa oferecer a oportunidade de pesquisadores externos, vinculados ou não a outra instituição, colaborarem em projetos de pesquisa da USP.  O candidato ao Programa deve possuir título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira.

§ 1º – Funcionários da USP poderão participar do Programa apenas se estiverem afastados de suas funções e em Unidade diferente daquela a que estiver vinculado.
§ 2º – Docentes vinculados ao Programa Professor Visitante ou Programa Professor Sênior não podem participar simultaneamente do Programa Pesquisador Colaborador.
§ 3º – Inscrições de candidatos que não possuam título de doutor poderão ser consideradas mediante solicitação da Comissão de Pesquisa ao Departamento e à Congregação da Unidade.

A resolução completa poderá ser encontrada em http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copq-no-7413-de-06-de-outubro-de-2017 
 

Formulários: