Bolsas de Pré-Iniciação Científica

Os supervisores de Projetos de Pré-Iniciação Científica devem preencher o formulário de cadastro de Projeto e encaminhar para a Comissão de Pesquisa do IME-USP.

 

Bolsas de Iniciação Científica

CNPq

O CNPq destina bolsas de seu programa PIBIC de duas formas.

  1. Bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à Universidade em forma de cotas, que são por sua vez distribuídas às unidades universitárias e finalmente atribuídas aos projetos individuais. Na USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa é o órgão responsável pela administração e distribuição das cotas para as Unidades. Esse programa recebe o nome de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/USP/CNPq). No Instituto de Matemática e Estatística da USP, o processo de seleção e acompanhamento dos projetos participantes do Programa é coordenado pela Comissão de Pesquisa (CPq).As bolsas PIBIC tem duração de um ano, começando em agosto e terminando em julho; assim sendo, o processo seletivo, normalmente, tem início no mês de abril quando são divulgadas as diretrizes gerais e o calendário para apresentação das solicitações.A inscrição para o processo de seleção é feita na Secretaria da Comissão de Pesquisa e consiste na apresentação do projeto de pesquisa, histórico escolar, formulários próprios devidamente preenchidos, Currículo LATTES do orientador e do estudante.Para mais informações, o estudante e/ou orientador, devem procurar, à época do período de seleção a Comissão de Pesquisa onde obterá as informações precisas sobre todo o processo, ou aguardar a divulgação destas informações.
  2. O pesquisador bolsista de produtividade do CNPq também pode submeter seu projeto de iniciação científica para obtenção de bolsa para seu orientando diretamente ao CNPq, segundo editais divulgados a cada três anos (a partir de 2004).

Editais de Bolsas de Iniciação Científica:

CAPES
As bolsas de Iniciação Científica da CAPES estão inseridas no Programa Especial de Treinamento (PET). Esse programa é institucional, ligado à Pró-Reitoria de Graduação. Os grupos PET podem ser implantados em qualquer área do conhecimento, por iniciativa dos colegiados de curso ou por iniciativa de um ou mais departamentos envolvidos e devem contar com um tutor que deverá ser um pesquisador qualificado.

FAPESP
As bolsas de Iniciação Científica da FAPESP devem ser propostas pelo orientador diretamente à entidade. A solicitação deve ser encaminhada em formulário próprio em qualquer época do ano. O prazo de análise é de aproximadamente 75 dias. Todas as informações acerca dessa modalidade de bolsa pode ser obtida no site da FAPESP.

Programa PICME-USP
O PICME é um programa  que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq. Para maiores detalhes acesse o site do PICME picme.obmep.org.br

 

 

Bolsas de Pós Doutorado

  • Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática - Edital 2018    
  • Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Estatística - Edital 2018    
  • Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Matemática - Edital 3/2018
  • Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - Edital 2018