IME-USP

Ingresso – Pós-graduação em Probabilidade e Estatística

Os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística  estão abertos para todos os que tiverem um título de graduação reconhecido. Para candidatos com boa base científica, é possível o ingresso no doutorado direto. 

As inscrições devem ser feitas através do formulário de inscrição. Consulte os detalhes nos Editais dos processo seletivos e as informações sobre o perfil esperado do(a)s candidato(a)s nas informações desta página.

MESTRADO – Data limite: 31 de outubro de 2023

DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO – Data limite: 31 de outubro de 2023

Orientações gerais e perfil do(a)s candidato(a)s

A cada ano são oferecidas aproximadamente 20 vagas para cada nível, com inscrições abertas duas vezes ao ano:

(i)  durante o mês de outubro, para ingresso no primeiro ou segundo semestre do ano seguinte.

(ii) durante o mês de abril, para início no segundo semestre, em caso de vagas remanescentes. 

Os alunos do curso de mestrado devem ser aprovados obrigatoriamente na disciplina MAE5702 – Probabilidade e Inferência Estatística I. Portanto, espera-se que os candidatos ao nível de mestrado tenham uma boa base teórica em probabilidade e estatística no nível de graduação, atestada pelo histórico escolar ou documentos equivalentes. Candidatos nestas condições serão dispensados do exame de admissão ao mestrado. Candidatos que não demonstrem conhecimento sólido nestas áreas deverão fazer o exame de admissão e poderão ser chamados para uma entrevista. 

Os alunos dos cursos de doutorado e doutorado direto devem ser obrigatoriamente aprovados nas disciplinas MAE5811 – Probabilidade Avançada I e MAE5834 – Estatística Avançada I. Portanto espera-se que os candidatos ao nível de doutorado tenham uma base sólida de conhecimentos teóricos em probabilidade e estatística no nível de pós-graduação, atestada pelos documentos enviados na inscrição. Candidatos que não demonstrem conhecimento sólido a nível de pós-graduação em probabilidade e estatística poderão, a critério da Comissão de Seleção e mediante manifestação feita pelo candidato no ato da inscrição, ter suas candidaturas consideradas para ingresso no curso de mestrado. 

Os cursos de mestrado e doutorado/doutorado direto em Estatística são totalmente gratuitos. Além disso, os candidatos ao mestrado e doutorado/doutorado direto em Estatística podem concorrer a bolsas das agências Capes e CNPq, mediante solicitação no ato de inscrição. As bolsas disponíveis a cada ano são atribuídas seguindo os critérios detalhados abaixo. Além disso, os candidatos ao mestrado e doutorado/doutorado direto podem solicitar bolsas da FAPESP, mediante projeto de pesquisa em conjunto com o(a) futuro(a) orientador(a).

Os resultados dos processos seletivos e classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas serão divulgados nesta página nas datas constantes nos Editais. Os candidatos também receberão por email uma carta de aceite. 

Após a aceitação no Programa, e antes da efetivação da matrícula, o candidato poderá indicar um(a) possível orientador(a), que deverá concordar com esta indicação. Caso não indique um(a) orientador(a) antes da matrícula, este(a) será atribuído(a) com base nos interesses de pesquisa do(a) candidato(a) e da disponibilidade de orientadore(a)s. A indicação do(a) orientador(a) não é necessária para a inscrição, portanto recomendamos não entrar em contato com possíveis orientadore(a)s antes do resultado final do processo seletivo. 

Consulte a lista de orientadores e áreas de pesquisa nas páginas disponíveis no menu lateral.  

Critérios de atribuição de bolsas de mestrado e doutorado

As bolsas de mestrado e doutorado do programa oferecidas pela CAPES/CNPq serão concedidas de acordo com a ordem de classificação estabelecida no processo seletivo. Inicialmente, as bolsas do CNPq serão destinadas aos candidatos com melhor colocação na classificação. Em sequência, as bolsas da Capes serão utilizadas, respeitando o limite disponível de bolsas e/ou solicitações. As bolsas são destinadas a estudantes que tenham dedicação exclusiva ao programa, salvo sob as situações elencadas no documento critérios da CCP-MAE para acúmulo de bolsa com atividade remunerada, com base na PORTARIA CAPES No 133, DE 10 DE JULHO DE 2023. Alunos já matriculados no programa sem bolsa e com bom desempenho, avaliado pela CCP, poderão solicitar a qualquer momento e ser contemplados caso haja bolsas disponíveis.

Compartilhe