O Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da USP tem por objetivo a formação de professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio.

Nesse sentido promovemos aos alunos uma sólida formação em Matemática, incluindo Estatística e Computação e o domínio dos principais conceitos de Física. Além disso, o curso possibilita reflexões sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, sobre metodologias de ensino de Matemática e sobre pedagogia em geral. Acreditamos que a formação de um professor se dá em todas as atividades desenvolvidas ao longo do curso. O curso tem uma estrutura flexível possibilitando ao aluno o aprofundamento em áreas de conhecimento matemático ou de ensino.

O Departamento de Matemática do IME é responsável pelo curso. São oferecidas anualmente 50 vagas no período diurno e 100 no período noturno. O curso tem duração ideal de 4 anos no período diurno e de 5 anos no período noturno.

Egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IME ocupam posições de destaque dentro da carreira do ensino público ou privado e têm obtido sucesso em programas de pós-graduação tanto da área de Matemática como de Educação.


Mais informações:

  • Grade curricular dos cursos:

 

Vagas oferecidas no vestibular 2020


Curso

FUVEST

SISU


Vagas

 

EP

   

EP

 

AC

EP

PPI

Total

AC

EP

PPI

Total

Licenciatura em Matemática - diurno

27

7

1

35

 

7

8

15

50

Licenciatura em Matemática - noturno

55

13

2

70

 

15

15

30

100

Legenda
EP: vagas destinadas exclusivamente para estudantes de escolas públicas
PPI: vagas destinadas exclusivamente para estudantes preto, pardos e indígenas
AC: vagas destinadas para ampla concorrência

 

Para o vestibular de 2020, o curso Licenciatura em Matemática (diurno) do IME-USP tem 35 vagas oferecidas pela FUVEST e 15 vagas pelo SISU perfazendo um total de 50 vagas. Deste total, 23 vagas são oferecidas exclusivamente para os estudantes de escolas públicas, sendo 8 pela FUVEST e 15 pelo SISU. O curso Licenciatura em Matemática (noturno) do IME-USP tem 70 vagas oferecidas pela FUVEST e 30 vagas pelo SISU perfazendo um total de 100 vagas. Deste total, 45 vagas são oferecidas exclusivamente para os estudantes de escolas públicas, sendo 15 pela FUVEST e 30 pelo SISU.

 

Acesse a página com informações sobre o vestibular para saber como ingressar nos cursos de Licenciatura em Matemática do IME-USP: https://www.ime.usp.br/lm/vestibular

 

estude no ime mini