IME-USP

LASCON 2024 homenageia o Professor Antonio Galves

Evento científico apoiado pelo CEPID NeuroMat homenageia o Prof. Antonio Galves no dia 22 de janeiro.

A Latin American School on Computational Neuroscience (LASCON) é uma escola bienal que visa apresentar aos alunos avançados de graduação, pós-graduação e jovens pesquisadores, principalmente da América Latina, o uso de métodos matemáticos e computacionais para modelagem de neurônios e redes neurais do cérebro. Também é um objetivo da escola a promoção de interações sistemáticas e informais entre professores e alunos.

Desde o ano de 2016, por iniciativa do Professor Antonio Galves (falecido em 2023), a escola tem sido apoiada pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Disseminação de Neuromatemática (CEPID-NeuroMat). Assim, a organização da IX LASCON decidiu prestar uma homenagem ao renomado probabilista com uma sessão especial no dia 22 de janeiro de 2024, das 15h40 às 20h, no Prédio do NAP-NUMEC-MaCLinC do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Mais informações sobre a IX Edição da LASCON estão disponíveis no site oficial.

O Prof. Antonio Galves

Antonio Galves era Professor Titular Sênior do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) e coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID-NeuroMat), um centro de excelência que integra a matemática à neurociência teórica. Nasceu em 18 de junho de 1947 e dedicou sua vida à pesquisa e ao avanço do conhecimento na área de Probabilidade e Estatística, vindo a falecer no dia 5 de setembro de 2023.

Sua dedicação à pesquisa em processos estocásticos, especialmente em Sistemas Markovianos de Partículas, deixou um legado duradouro na área. Sua trajetória acadêmica e científica foi marcada por importantes realizações e contribuições para a comunidade científica e acadêmica do Brasil e do mundo. Durante sua carreira, Galves também desempenhou papel fundamental na promoção da pesquisa e na formação de novos pesquisadores.

Além de suas realizações acadêmicas, Galves foi reconhecido por suas contribuições à ciência e à sociedade. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Seu comprometimento com a pesquisa e sua paixão por desvendar os mistérios da probabilidade e da estatística deixaram uma marca indelével na comunidade científica brasileira.

Veja mais em Memorial em homenagem ao Prof. Antonio Galves.

Por Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe